Bio+
Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes
Coro
O Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes é um projeto musical criado em 2016. Inicialmente constituído por 12 alunas do Conservatório, mas que rapidamente foi crescendo em número e qualidade, contando, em 2024, com 40 elementos.
O grupo é constituído por alunas que se encontram a estudar no conservatório e outras que já concluíram os seus estudos musicais, nos cursos básico e secundário. Integra coralistas, do conselho e de localidades próximas, que estudaram em estabelecimentos de ensino oficiais ou privados, e coralistas sem conhecimentos musicais.
Abrange idades compreendidas entre os 13 e os 33 anos de idade e a sua maioria encontra-se a concluir os estudos: básico, secundário, licenciatura ou mestrado. Outras já exercem a sua atividade profissional nas áreas da medicina, enfermagem, fisioterapia, arquitetura, design, ensino, etc.
Este é um projeto musical, que embora amador, se equipara a um projeto profissional pelo seu rigor, competência e qualidade artística demonstrada.
A entidade titular do Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes é a Associação Cultural José Guilherme Pacheco, associação sem fins lucrativos, com sede em Paredes.
Objetivos
O grupo tem como objetivos:
1. Facultar formação específica no âmbito da música coral;
2. Contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade através da promoção e dinamização de concertos;
3. Validar as suas competências performativas e potenciar o seu crescimento artístico, integrando festivais e competições de música coral;
4. Fomentar o espírito de amizade, equipa e partilha.
Espaços de concerto
Considerando as especificidades da música coral, o coro feminino realiza mais concertos em igrejas, por considerar que estas constituem espaços de excelência para a dinamização cultural, quer pela sua localização de proximidade com a população quer, porque a música coral emergiu destes espaços de culto.
Voltar à origem não só é preservar o legado histórico, como, essencialmente, mantê-lo vivo.
No entanto, apresenta um reportório folk que pode ser realizado em qualquer espaço.
Reportório
O grupo apresenta um reportório diversificado, contemplando obras de carácter sacro desde o sec. XVI, de compositores como Claudio Monteverdi e Giovanni Pierluigi, da Palestina, até compositores da atualidade como
Ivo Antognini e Ola Gjeilo.
Apresenta ainda reportório não sacro, ou folk, com temas tradicionais de diversos países e de compositores portugueses como Fernando Lopes Graça e José Afonso, harmonizados por Mário Nascimento e Sílvio Cortez entre outros, e de prestigiados compositores internacionais como Jukka Linkola, Eriks Esenvalds, Morten Lauridsen e Eric Whitacre.
Concertos
O Coro Feminino tem dinamizado autonomamente ou em parceria com municípios alguns concertos de música coral.
A sua atividade integra ainda concertos no âmbito escolar do conservatório e coopera regularmente com a Câmara Municipal de Paredes, contribuindo para as diversas atividades culturais, salientando-se os concertos no âmbito da programação “Espalhar Magia pela Cidade”, “Noites Negras”, “Comemorações do 25 de abril”, “Paredes Nyckelharpa Meeting” e “Cor(p)o Metropolitano”.
Competições
Apesar da sua história recente, o coro já participou em competições de música coral, nas quais obteve sempre um lugar de pódio. O coro participou nas seguintes competições:
1. “Vocal Art Choir Competition” (2019), em Paços de Ferreira, onde obteve o Diploma de Prata (2º lugar/ prémio) na Competição Sacra – A – Vozes Iguais;
2. “11th World Peace Choral Festival” (2021), em formato online devido à pandemia, onde obteve o Diploma de Ouro (1º lugar/prémio) na categoria de vozes iguais;
3. “II Concurso de Coros de Coimbra” (2022) onde obteve o 3ª lugar.
4. “Vocal Art Choir Competition” (2023), em Paços de Ferreira, onde obteve dois prémios, o 1º lugar e o Prémio de Melhor interpretação de uma peça de autor Português.
5. “4th Voices for Peace Choir Festival” (2023), em Perugia/Assisi – Itália, onde foi o Vencedor da Categoria S1 – música sacra – nível de dificuldade I, e com isso um dos selecionados para o Grand Prize. Com a participação no Grand Prize, o Coro ficou automaticamente selecionado para a competição “6th European Choir Games”, a realizar-se em 2025 na Dinamarca.
Contactos
R. Dr. José de Magalhães
4580-873
Paredes (Portugal)
corofemininoparedes@gmail.com
Tlm. (+351) 919 102 752