Coro de São Bento

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro de São Bento

Coro

O “Coro de São Bento” é um coro litúrgico, amador, composto por cerca de 30 elementos. O seu principal objectivo é animar a Eucaristia das 12 horas de Domingo na Igreja de S. Crispim no Porto, juntamente com outras actividades, como a realização de concertos na Igreja de S. Crispim e em outros locais e também actividades recreativas.

Do seu repertório fazem parte obras de Palestrina, Victoria, Schutz, Bach, Haendel, Aichinger, Scarlatti, Croce, Casali, Arcadelt, Hassler, Anerio, Mozart, Bruckner, Kodály e Canto Gregoriano, dando uma particular atenção a compositores portugueses: Estêvão de Brito, Frei Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz, D. Pedro de Cristo, João Rodrigues Esteves, P. Manuel Faria e P. Ferreira dos Santos.

O “Coro de São Bento” nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1983, na Igreja da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano, no Porto. Nesse dia iniciou as actividades animado pela intensa espiritualidade do Reitor, D. Gabriel de Sousa e pelas mãos do director Emanuel Mesquita.

O Coro apresentou-se várias vezes em concertos de Música Sacra: na própria Igreja de S. Crispim, na Igreja Paroquial de Valongo, na Igreja Paroquial de Vila Boa de Quires, na Igreja Nova de Arcozelo, na Igreja Matriz de Foz do Sousa, na Igreja paroquial de Moure, na Igreja do Carvalhido, na Igreja da Areosa, Igreja de N. Sra. Aparecida (Lousada), Igreja Paroquial de N. Sra. da Hora, na Junta de S. Mamede de Infesta e na da Sra. da Hora, no Centro Cultural de Alpendorada, para além de termos participado em muitos encontros de coros.

Connosco têm colaborado os músicos P. José Augusto Oliveira e Dirk Weil (Orgão), Rui Brito, Paulo Silva, José Silva e Alfredo Queirós (Trompete), Alcídio Paiva e David Silva (Trombone), Olavo Tengner e Sara Marques (Flauta), Jorge Ribeiro (Violoncelo), Maria João Magno (Piano), o Coro La Follia de Lisboa, o Coro da Universidade Lusíada e o Coro do Carmo de Beja.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook