Coro de Câmara Lisboa Cantat

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro de Câmara Lisboa Cantat

Coro

O Coro de Câmara Lisboa Cantat foi fundado em 2006 como uma das actividades da Associação Musical Lisboa Cantat, associação formada em 1977 que se tem diferenciado no panorama musical português pela qualidade crescente dos seus projectos.

O Coro de Câmara foi criado com o objectivo de interpretar música coral de diversas épocas, de modo profissional e fiel aos diferentes estilos. Este coro é constituído por 18 cantores que, para além de terem formação musical ao nível do conservatório e superior, enquadram também outros coros profissionais e amadores do panorama musical português, nomeadamente o Coro da Fundação Calouste Gulbenkian e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat. A direcção artística, bem como a direcção coral deste ensemble, está a cargo do maestro Jorge Alves e da maestrina Clara Coelho.

Apesar de ser uma formação recente, com um ano de actividade, este coro já se apresentou publicamente em diversas ocasiões. Em cerimónias da Universidade Aberta interpretou obras de Francis Poulenc e Fernando Lopes-Graça; nos Prémios da Imprensa Internacional transmitidos pela RTP interpretou obras de Fernando Lopes-Graça; de Setembro a Dezembro de 2006 integrou o elenco da ópera As Bodas de Fígaro de W.A. Mozart, colaborando com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Espinho numa produção do Teatro da Trindade – INATEL com encenação de Maria Emília Correia. Para além das récitas apresentadas no Teatro da Trindade em Lisboa, ainda como parte da produção de As Bodas de Fígaro, fez uma digressão nacional que o levou a actuar em diversas salas de espectáculo do país, nomeadamente no Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Aveiro, Espinho, Montijo e Cartaxo. Em Novembro e Dezembro de 2006, integrou o elenco da peça A Casa da Lenha, sobre a vida de Fernando Lopes-Graça, em cena no teatro D. Maria II em Lisboa com encenação de João Mota; participou na gravação em DVD da peça A Casa da Lenha que foi, já em 2007, transmitida pela RTP, sendo posteriormente lançado o DVD publicamente numa apresentação no Teatro D. Maria II.

Foi convidado a participar no Festival de Coros de Câmara de Olhão, em Maio de 2007, no qual participou com um repertório que incluiu madrigais ingleses, peças de Francis Poulenc e outras de vários compositores portugueses. Foi contratado para interpretar as peças vencedoras do concurso de composição II Prémio Lopes-Graça, na entrega de prémios que decorreu em Junho de 2007, num espectáculo que incluiu também a interpretação de algumas peças de excelência do compositor Fernando Lopes-Graça.

Partilhe
Share on facebook
Facebook