Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cornélio Vianey da Cruz

Direção coral

Cornélio Vianey da Cruz estudou no Centro de Estudos Gregorianos e no Instituto Gregoriano de Lisboa. Tem-se dedicado ao estudo, pesquisa e divulgação da técnica vocal, tanto para crianças, como para jovens e adultos. Foi professor de técnica vocal e pedagogia do canto coral nos Cursos Internacionais de Direcção Coral de Sines e é actualmente professor dos Cursos de Direcção Coral de Vila Franca de Xira.

Foi fundador do Grupo Coral Sol Nascente, com o qual tem participado em vários concursos e festivais internacionais, tendo ganho, em 1988, o 3.º prémio no Concurso Internacional de Cleveland (Inglaterra) e, em 1996, o 1.º prémio no Concurso Internacional “Giovanni Pierluigi da Palestrina”, em Israel. Na qualidade de professor de canto do Coro da Universidade Lusíada, ganhou, em 1997, o 1.º prémio do Concurso Internacional “Giovanni Pierluigi da Palestrina”, realizado em Roma. Foi agraciado, em Junho de 1997, com a medalha de mérito cultural, pela Câmara de Oeiras.

Para além da sua actividade como professor de canto (em cujo âmbito também colabora com o Coro Santo Inácio), é director do Grupo Coral Totta, Grupo Coral Sol Nascente e Coro Canticum Novum.

07 Maio 2004

Partilhe
Share on facebook
Facebook