Coral Luísa Todi

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coral Luísa Todi

Coro

O Coral Luísa Todi foi fundado em 25 de Outubro de 1961, por Maria Adelaide Rosado Pinto e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, preenchendo, deste modo, o espaço deixado vago pelo desaparecimento de um grande agrupamento polifónico dos anos 30, o orfeão Cetóbriga, e reavivando uma tradição musical de que Setúbal se orgulha, como terra que viu nascer grandes músicos e cantores, dos quais Luísa Todi é o seu expoente máximo.

Tendo-se apresentado ao público, pela primeira vez, em 30 de Julho de 1963, tem desenvolvido, a partir daí, uma intensa e ininterrupta actividade que o levou já a actuar praticamente em todo o País, e no estrangeiro, com grande sucesso, reconhecido quer pelo público quer pela crítica.

Em Setúbal, tem realizado inúmeros concertos, exercendo simultaneamente o papel de organizador de algumas das mais importantes manifestações culturais que, no campo da música, têm acontecido nesta cidade.

O seu repertório é norteado por uma permanente preocupação de qualidade, possuindo, porém, uma grande versatilidade, que lhe permite abranger diversos géneros musicais, do popular ao clássico, de forma a ir ao encontro das diferentes plateias para que actua.

Ao longo da sua existência tem sido dirigido por vários maestros, merecendo especial referência, pelo tempo que estiveram à frente do Coral e pelo trabalho que desenvolveram, os nomes de Américo Vieira, Jorge Manzoni e Paulo Lourenço. Presentemente, o Coral Luísa Todi é dirigido pelo Maestro Jorge Alves. Pelo papel que vem desenvolvendo ao longo destas quatro décadas, o Coral Luísa Todi é considerado um ex-libris cultural de Setúbal.

Partilhe
Share on facebook
Facebook