Coral Gaudia Vitae

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coral Gaudia Vitae

Coro

O Coral Gaudia Vitae de Mira de Aire fez a sua apresentação oficial a 12 de Abril de 1986, constituindo-se assim como o primeiro grupo coral a surgir no concelho de Porto de Mós.

É composto por elementos masculinos e femininos oriundos de várias faixas etárias. O seu grande prestígio tem levado bem alto, pelo país e pelo estrangeiro, o nome de Mira de Aire e do Concelho de Porto de Mós.

No seu curriculum constam a participação em Encontros de Coros a nível regional, nacional e internacional e várias digressões a países como: Espanha (três), França, Alemanha, República Checa, Polónia (duas) e Brasil (duas), com passagens por Argentina e Paraguai.

Foi o Coral convidado em celebrações e comemorações de várias efemérides como: 1º Centenário da Restauração da Província Franciscana de Portugal; 8º Centenário do Nascimento de Stª Clara de Assis; 1º Centenário do Nascimento da Fundadora das Irmãs Franciscanas da Divina Providência; Dia Mundial do Doente, em Fátima; 8º Centenário de Stº. António e participação no Congresso Internacional “Ajuda À Igreja que Sofre”.

Cantou em locais históricos e de grande prestígio como: Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Coliseu do Porto, FIL (Feira Internacional de Lisboa), Fátima e em grandes salas de espectáculo e catedrais no estrangeiro.

Participou em grandes obras (cantatas, oratórias) acompanhadas pela Banda Sinfónica da PSP, Orquestra D’Artave e Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos. Foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa e no Palácio de Belém aquando da recepção ao Corpo Diplomático pelo Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 5 de novembro de 1996.

Teve participações na Rádio Renascença, RTP I e RTP 2 e, foi o Coro Convidado, numa Peregrinação Internacional a Fátima em 13 de Maio. Foi, também o Coro Convidado num Congresso Nacional da Liturgia, etc., Gravou para a Escola Superior de Educação de Leiria, com fins pedagógicos e participou igualmente em dois CD’s intitulados “Os Melhores Coros da Região Centro”.

Participou, ainda, na gravação do CD “Portus Molarum”, com os Coros do Concelho de Porto de Mós. Ao longo da sua existência o Coral já foi agraciado com a Medalha de Prata da Câmara Municipal de Porto de Mós. Nas comemorações do seu XX Aniversário a mesma entidade atribuiu-lhe um Voto de Louvor. E, por ocasião do seu 25º aniversário, a Assembleia Geral da Câmara lavrou em acta novo Louvor que, gravado em Salva de Prata, foi entregue em sessão solene.

Foi seu maestro fundador o Prof. Jaime Batista Bento da Silva, sendo a direção artística assumida desde Setembro de 2017 pelo maestro António Lourenço Menezes. O Coro Gaudia Vitae – Associação Cultural, para além da parte especificamente coral, tem desenvolvido muitas outras actividades de âmbito cultural, como por exemplo, e de forma muito sucinta: A criação e participação, há já alguns anos, nas Marchas de São Pedro em Porto de Mós; A organização de festivais de música popular; Espectáculos de dança artística; Musicais.

Partilhe
Share on facebook
Facebook