compositora Constança Capdeville

Constança Capdeville

Composição

Constança Capdeville (Barcelona, 16 de Março de 1937 – Oeiras, Caxias, 4 de Fevereiro de 1992) foi uma compositora, pianista e percussionista portuguesa.

Iniciou os estudos musicais em Barcelona antes de se estabelecer permanentemente em Portugal a partir de 1951, devido a condicionantes político-sociais decorrentes da Guerra Civil de Espanha.

Constança Capdeville prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cursando piano com Varela Cid e composição com Jorge Croner de Vasconcelos. Formou-se em interpretação de música antiga (transcrição, instrumentação, prática de clavicórdio e acompanhamento pianístico) através de cursos ministrados por Macario Santiago Kastner (1908-1992).

Constança Capdeville notabilizou-se ainda no ensino da composição, nomeadamente na Academia de Música de Santa Cecília, no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

A 10 de Junho de 1992, a título póstumo, foi-lhe atribuído o Grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

O seu espólio musical encontra-se, desde 22 de Setembro de 2012, na Biblioteca Nacional de Portugal.

CATÁLOGO DE OBRAS (SELEÇÃO)

Música de Palco:

Teatro Musical:

Uma hora com Igor Stravinsky, 1980; Vamos satiar I, II, III (sobre música e textos de E. Satie), 1981–5; Don’t Juan, 1985; Fe … de … ri … co … (50 aniversário da morte de F. García Lorca), 1987; The Cage (sobre musica e textos de J. Cage), 1988; Para um Stabat mater, 1988; Erik Satie, com toda a gente, 1989; Wom, wom Cathy (Para Cathy Berberian), 1990.

Ballet:

Libera me, 1979; Dimitriana, 1979; Lúdica, 1980; Viva Picasso!, 1982; Só longe daqui, 1983; Zooalógica, 1984; As troianas, 1985; Fado, 1990, collab. C. Zingaro.

Música de Cena:

Conversa entre um contrabaixo e uma inquietaçäo (M. Cintra), 1988; La prose du transsibérien et de la petite Jeanne de France (B. Cendrars), 1988; Silêncio, depois (S. Beckett), 1990.

Música para Cinema:

Cerro maior (dir. L. Filipe Costa), 1979; Solo de violino (dir. M. Rüttler), 1990.
Outra música de palco: Molly Bloom (J. Joyce), 1981; A casa de Bernarda Alba (Lorca), 1983; Pilades (P.P. Pasolini), 1986.

Outras Obras:

Orquestra:

Diferenças sobre um intervalo, 1967; … Et maintenant, écoute la lumière, 1990.

Côro e instrumento solista:

Variações sobre o nome de Stravinsky, org, 1962; Sonata concertante, trbn, pf, 1963; Momento I, fl, hp, perc, vn, va, vc, 1972, rev. 1974; Mise-en-requiem, fl, hp, vn, va, vc, pf, perc, tape, 1979; In sommo pacis (One for Nothing), ob, va, db, pf, 1980; Amen para uma ausência (ob, va, db, pf)/(solo v, db, inst ens), 1986; Valse, valsa, vals: Keuschheits Waltz, db, pf, 1987, arr. pf solo, 1987; Border Line, t sax, 1988; Di lontan fa specchio il mare (Joly Braga Santos, in memoriam), inst ens, 1989; 1+1+1+1, 4 db, 1989.

Música Vocal:

… Vocem meam, 1v, 2 timp, 1985.

Multimédia:

Libera me, chorus, pf, perc, tape, lights, 1979; Memoriae, quasi una fantasia I, 2 db (1 player), pf (2 players), 7–15vv, tape, lights; Esboços para um Stabat mater, fl, tpt, gui, hp, vn, va, vc, pf, perc, tape, lights, dancer, 1981; Double, low v, pf, vc, tape, lights, 1982; Avec Picasso, ce matin, pf, tape, lights, 1984; Um quadrado em redor de Simbad, fl, pf, vib, actor, dancer, light, 1986.

BIBLIOGRAFIA

AA. VV. (2012), “Constança Capdeville: 1937-1992”, Glosas, n.º 6, Setembro, pp. 12-41, MPMP.

Carvalho, Mário Vieira de (1990), “A música: do surto inicial à frustração do presente”, in Portugal Contemporâneo, vol. 6, p. 359.

Cruz, Gabriela (2001), “Capdeville, Constança”, in The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2ª edição, Londres, MacMillan.

Ferreira de Castro, Paulo (1992), Notas in Programa dos XVI Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Miranda, Gil (1997), “Libera me by Constança Capdeville”, in Extempore, vol. VIII/2, Summer, pp. 18-32.

Pontes Leça, Carlos de (1977), “Entrevista a Constança Capdeville”, in Programa do Ballet Gulbenkian, Lisboa.

Serrão, Maria João (2006), Constança Capdeville: Entre o Teatro e a Música, Edições Colibri e CESEM.

Serrão, Maria João (2010), “Capdeville, Constança”, in Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, vol. 1, pp. 235-238, Círculo de Leitores e Temas e Debates.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook