Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Concha Tavares

Violino

Concha Tavares nasceu em Lisboa em 1981.

Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos no Conservatório Regional de Música da Covilhã, na classe de piano do Professor João Correia. Aos doze anos integrou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na classe de violino da professora Clara Dias, onde completou o Curso de Instrumento. Nesta instituição foi aluna dos professores António Ramos (violino), Ana Maria Valente (piano), Rogério Peixinho, Luís Cipriano e António Oliveira e Silva (música de câmara e orquestra).

Prosseguiu os estudos musicais na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde estudou na Classe de violino de Angela Nersessova, Aníbal Lima e Pablo Silva, na Classe de Música de Câmara com  Diana Tzonkova, Davis Doçout e Paul Wakabayashi.

Frequentou o curso bianual de Pedagogia do Violino na Classe da Professora Bogomila Burfin, o qual terminou com a classificação de 18 valores.

Participou em Master Classes de Violino com os Professores Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Aníbal Lima e Manuel Teixeira.

Participou em diversos concertos com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Terminou a sua Licenciatura no ano lectivo 2004/2005.

Colaborou ou colabora, na qualidade de músico convidado, com a Orquestra Gulbenkian. Desde 2004 é membro da Orquestra Sinfonietta de Lisboa sob direcção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Colaborou ou colabora com músicos de diversos géneros musicais, nomeadamente com, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Carlos Martins, Nelson Cascais, Pedro Jóia,Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Martinho da Vila, Elba Ramalho, João Pedro Pais, David Fonseca, Jacques Morelenbaum, Caetano Veloso, entre outros.Realizou, integrada em orquestra, várias gravações discográficas e bandas sonoras para televisão e cinema.

Em Março de 2009 participou no seminário de Educação Musical sobre o método Willems. Em Março de 2010 participou numa acção de formação sobre o método pedagógico de Ward e Helden com a Professora Idalete Giga.

Leccionou a classe de Violino na Escola Metropolitana e Conservatório Metropolitano de Lisboa, na AMO – Academia de Música da Orquestra Nacional do Tejo (2004-2008), na Escola “ O Artesão do Som” em Alcochete (2005-2010) e no Conservatório de Música de Sintra (2008-2010).

Entre 2004 e 2010 leccionou as disciplinas de Iniciação Musicale Violino no Externato “O Nosso Jardim” secção primária. De 2006 a 2010 leccionou a disciplina de Educação Musical a Pequeninos, Infantil e 1º ciclo do ensino básico na Escola “Avé Maria” em Lisboa.

É, desde 2010, Professora de Violino e Orquestra no Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook