Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Conceição Galante

Soprano

Natural de Matosinhos, Conceição Galante iniciou os estudos musicais com seis anos de idade, na Academia de Música Óscar da Silva, desta cidade, prosseguindo-os mais tarde no Conservatório de Música do Porto.

Em Lisboa, trabalhou com a cantora Elsa Saque, durante vários anos. Entre 1986 e 1989, integrou-se no Coro do Teatro Nacional de São Carlos, onde como solista, interpretou diversos papeis nas temporadas de ópera deste Teatro.

A convite da Professora Marimi del Pozzo e como bolseira do Governo Espanhol, Teatro Nacional de São Carlos e Ministério da Cultura de Portugal, ingressou na Escola Superior de Canto de Madrid, onde concluiu licenciatura e mestrado, diplomas reconhecidos pela Universidade de Aveiro.

Participou num curso de aperfeiçoamento ministrado pela célebre cantora Victoria de Los Angeles, em Santander. Em Milão, trabalhou repertório italiano com Sara Sfornicorti.

Apresentou-se em importantes salas de concerto em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos (Arcady Music Festival), Inglaterra, Macau e Índia. Foi dirigida por numerosos maestros, entre os quais destaca Renato Palumbo, Wolsgand Rennert, John Nechling, Michel Corboz, Manuel Ivo Cruz, Francesco Maria Martini. A convite de João Pereira Bastos e, mais tarde, da Fundação Oriente, actuou em Macau várias vezes.

Fazem parte do seu repertório as óperas: “Fallstaff”, “O Barbeiro de Sevilha”, “Carmen”, “La Bohème”, “Gianni Schicchi”, “Fausto”, “Turandot”, “Bodas de Fígaro”, “Otello”, “Trovador” e “Viúva Alegre”. No campo da oratória, interpretou o Requiem de Mozart, Requiem de Fauré, Requiem de Brahms, Requiem de Britten, “Stabat Mater” de Rossini, “Missa Solene” de Rossini, “Stabat Mater” de Pergolesi, “Paulus e Elias” de Meldelssohn, “Magnificat” de Bach, Nona Sinfonia de Beethoven, Glória de Poulenc, e “Exulsate Jubilate”, de Mozart.

Gravou diversos programas para a RTP e RDP. Integra um trio com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e o violoncelista José Pereira de Sousa, com os quais realizou diversas actuações, nomeadamente no Teatro Nacional de São Carlos. Exerce actividade pedagógica na Academia de Música de Santa Cecília. Foi agraciada por D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, com a Cruz de Mérito, Dama com Coroa, da Órdem Pró Mérito Militense da Ordem Soberana e Militar de Malta.

Partilhe
Share on facebook
Facebook