Clélia Vital

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Clélia Vital

Violoncelo

Clélia Vital é diplomada pelo Conservatório de Música de Lisboa e foi aluna de André Navarra no Conservatório Superior de Música de Paris. Estudou também violoncelo com Maurice Eisenberg e Paul Tortelier e música de câmara com Rudolf Baumgartner.

Sendo desde sempre atraída pelos agrupamentos de câmara, fez parte do “Grupo de Música Antiga de Lisboa” e foi fundadora do “Trio Bomtempo” e do “Quarteto de Cordas de Lisboa”, este último em plena actividade. Fez música de câmara com Jörg Demus, Alberto Lysy, Jorge Moyano, Nella Maissa e Max Rabinovitsj. Presentemente, actua em duo com o pianista Michel Gal.

Sem carácter permanente, colabora em muitas outras formações de câmara, como quintetos, sextetos e octetos. Desde 1976, é 1.º Violoncelo Solista da Orquestra Gulbenkian, onde tem tocado sob a regência de alguns dos maiores maestros da nossa época.

Como solista, actuou em numerosos concertos em Portugal, Espanha, França, Brasil, China, Macau, Hong-Kong e Marrocos, com maestros como Michel Tabachnik, Richard Schumaker, Michel Swierczewski, Claudio Scimone, Ezra Rächlin, Max Rabinovitsj, Silva Pereira, Gerard Oskamp, Juan Pablo Isquierdo, Fernando Eldoro, Ivo Cruz e Muhai Tang, entre outros.

28 Novembro 2000

Partilhe
Share on Facebook
Facebook