Bio+
Cláudio Nolasco
Flauta . Composição . Ensino
Natural de Coimbra e residente em Aveiro, Cláudio Nolasco iniciou os estudos musicais na escola de música Adágio de Aveiro, aos 7 anos. Em 1998, concluiu no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, o 6.º grau da disciplina de Flauta Transversal e o 5.º grau das disciplinas de Classe de conjunto e de Formação Musical. Em 2001, concluiu na Escola Profissional de Música de Espinho o Curso de Prática Orquestral (Flauta Transversal) com a classificação de 14 valores.
Em 2007, concluiu no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o Curso de Licenciatura em Ensino da Música (Flauta Transversal) com a classificação final de 14 valores.
Tem vindo a participar em cursos de aperfeiçoamento com os pianistas Mário Laginha e Bernardo Sassetti (vertente de Piano Jazz) e com os flautistas Paulo Barros, George Karyevsky, Félix Renggli, Michael Hasel e Olavo Tengner de Barros.
Foi e tem sido convidado a tocar com bandas filarmónicas do Norte e Centro do país, tendo sido músico executante na Banda Nova de Fermentelos até ao presente ano de 2024. Foi diretor artístico do Grupo Coral Espranjar da Associação Cultural e Recreativa Banda Nova de Fermentelos, com apresentações nacionais e internacionais, entre 2011 e 2013.
Tem-se dedicado à composição, tendo escrito a obra “Dies Irae” para coro SATB a capella. No ano de 2023, participou na quarta edição do concurso “Prémio de Composição 2a Escola de Évora – Eborae Mvsica” e na primeira edição do concurso “Mina de Água Compõe”.
Em 2022, participou no concerto da FLUTUA – Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro, realizado no Conservatório de Artes de Chaves, integrado na digressão “Ritournelle”, com estreia da sua obra “Ritornelo Portugal”, que escreveu especificamente para a FLUTUA. Em 2020, compôs a obra “MOSCA” para a FLUTUA e participou na estreia da mesma em concerto, integrado nos Festivais de Outono. Em 2017, compôs a banda sonora para a obra literária “A Menina e a Sábia” de Susana Freitas, tendo coordenado a componente musical do espetáculo que teve lugar no Centro de Artes de Águeda, em 2019.
Cláudio Nolasco exerce a sua atividade profissional, como professor, no Conservatório de Música e Artes do Centro, em Fátima; na Escola de Música Anita em Aveiro; no Colégio de Nossa Senhora da Assunção em Famalicão (Anadia) e na Escola de Música Santa Cecília em Aveiro.
Bio publicada na Meloteca a 06 de julho de 2024
Músicos de Coimbra
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.