• Morada

  • Telefone

    Tlm. 962 477 361

  • E-mail

    cvbatista.mail@gmail.com

Cláudio Batista

Trompete . Direção . Ensino

Cláudio Veloso Batista iniciou a aprendizagem musical aos oito anos na escola de música da Phylarmonica Ançanense, tendo ingressado na mesma como trompetista dois anos mais tarde.

No mesmo ano ingressou no Conservatório de Música de Coimbra (CMC), onde viria a concluir o Curso Complementar (8º grau) de Trompete, na classe de Jorge Paulo Margaça. Durante esse período participou em diversos cursos de aperfeiçoamento com músicos como Daniel Tapadinhas, Claus Nymark, Luís Granjo, Sérgio Carolino, Zé Eduardo, Carlos Martins, Laurent Filipe, entre outros.

Integrou também diferentes formações: Orquestra Clássica do CMC, Orquestra de Sopros de Coimbra, Banda Sinfónica Juvenil do Centro, Big Band da Filarmónica União Taveirense Cantanhede Dixieland Jazz Band, Orquestra Juvenil de Jazz do Centro, com as quais teve a oportunidade de realizar digressões à Madeira e Açores, França, Itália, Bélgica, Hungria, Brasil e Japão e participar na gravação de diversos trabalhos discográficos.

Em 2012 frequentou o Curso Livre de Jazz do CMC, tendo estudado com o trompetista Ricardo Formoso e integrado Big Band do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CMC. Dois anos depois ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), tendo concluído em 2017 a Licenciatura em Música – variante Jazz, na classe de Hugo Alves.

Neste contexto, frequentou workshops com músicos de renome, de entre os quais, Chris Cheek, Jason Palmer, Andrew di Angelo, Ben Street, Gerald Cleaver, John Egizi, Reut Regev, Adam Lane, Igal Foni, Taylor Ho Bynum, Tomeka Reid, Abe Rabade, André Fernandes, Luis Figueiredo, Demian Cabaud, Leo Genovese, Francisco Mela, Jeffery Davis, entre outros.

Integrou outras formações, nomeadamente a Big Band da ESMAE, a Orquestra de Jazz do Algarve e a Big Band de Estarreja, com as quais participou em festivais de Jazz por todo o país.

Ultimamente tem colaborado frequentemente com a Orquestra Clássica do Centro. Tem também participado como solista ou em secção, em gravação e/ou concertos com artistas como “Os Quatro e Meia”, “Aeromoça”, Andy Scott, Carlos Peninha, Carolina Pessoa, “As Vozes da Rádio”, Luísa Sobral, André Sardet, Tiago Bettencourt, entre outros. Mantém a sua atividade enquanto instrumentista versátil, integrando projetos de estética muito variada, como o AMGJazz Ensemble, a banda Funil&Abelhinha, o quarteto Aeromoça e a Orquestra Smooth.

Em 2018 foi admitido na “Atlantic Coast International Conducting Academy”, tendo vindo a estudar Direção de Orquestra com o maestro Luís Miguel Clemente e o professor Collin Meters, bem como Orquestração com o compositor Nuno Peixoto de Pinho. No âmbito do referido curso teve a oportunidade de dirigir o Ensemble de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica.

Trabalhou ao longo do seu percurso com diversos maestros, destacando-se nomes como Adelino Martins, Augusto Mesquita, José Augusto Craveiro, Francisco Pereira, João Paulo Fernandes, Rui Lúcio, Telmo Marques, José Pedro Figueiredo, António Saiote, Nuno Feist, José Eduardo Gomes, Diogo Costa, Cláudio Ferreira, Jan Wierzba, e Sérgio Alapont.

Assumiu no início de 2020 a direção musical e artística da Phylarmonica Ançanense.

Simultaneamente, tem vindo a desempenhar funções de docência lecionando as disciplinas de Instrumento (Trompete e Trompete-Jazz), Classe de Conjunto (Ensemble de Metais, Orquestra de Sopros, Combo e Big Band), Improvisação e Formação Musical em diversos estabelecimentos de ensino: Escola de Jazz do Porto, Escola de Música da Phylarmonica Ançanense, Academia de Música de Celas, Academia de Música do Centro Norton Matos, Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

*Outras habilitações:

Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses e pós-graduado em Ciências Médico-legais pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais (denominação atual) pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Bio facultada por Cláudio Batista, publicada na Meloteca a 03 de fevereiro de 2021