Cláudia Pereira Pinto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cláudia Pereira Pinto

Soprano

Cláudia Pereira Pinto é natural da cidade do Porto.

Discípula de Isabel Mallaguerra, iniciou os estudos de canto no Conservatório de Música do Porto. Prosseguiu na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), terminando a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa com a máxima classificação, na classe de Elsa Saque.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento de técnica e interpretação, incluindo nomes como Rudolf Knoll, Marimi del Pozo, Lorraine Nubar, Dalton Baldwin, entre outros. Integrou os elencos das óperas Otello de Verdi (Desdemona), Madama Butterfly de Puccini (Kate), La Traviata de Verdi (Anninna), Dido and Aeneas de H. Purcell (Dido), Satyricon de B. Maderna (Habinnas), L’enfant et les Sortilèges de Ravel (Princesse), L’Amore Industrioso de João de Sousa Carvalho (Condessa), Hänsel und Gretel de Humperdinck (Bruxa), D. Giovanni de Mozart (D’Elvira) e La Voix Humaine de Poulenc.

Paralelamente desenvolve uma importante actividade em concertos de oratória, tendo apresentado Requiem e Missa da Coroação de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Gloria de Vivaldi, Messiah de Händel, Lauda Sion op73 de Mendelssohn, Te Deum Laudamus, op103 de A. Dvorak, Requiem de Faurè, Stabat Mater op61 de Boccherini, Missa Dolorosa de A. Caldara, Magnificat de C. Philipe Emanuel Bach e Magnificat de Bach, La Giuditta de F. António de Almeida, entre outras.

Apresenta-se com regularidade em recitais de lied e/ou mèlodie tendo interpretado obras como Zigeunerlieder, op63 e Liebeslieder Walzer de Brahms, Sieben Frühe Lieder de Alban Berg, Vier Letzte Lieder de Richard Strauss, Les Illuminations de Britten, Rückert-Lieder de Mahler, Seis Canções de Edvard Grieg, Tel Jour Telle Nuit de Poulenc, Shéhérazade de M. Ravel, Vocalise de Rachmaninoff, Bacchiana nº5 de Villa Lobos.

Tem-se dedicado à divulgação de obras de compositores portugueses, tendo apresentado estreias absolutas de várias canções de compositores contemporâneos como Fernando Lapa, Carlos Azevedo, Sérgio Azevedo, António Chagas Rosa, João Pedro Oliveira, Carlos Marecos, Amílcar Vasques Dias.

Em 1996 gravou com o Grupo de Música Contemporânea do Porto a obra “À Flor das Águas Verdes” de Jorge Peixinho, integrada no CD Música portuguesa-sec.XX. Em 2007 gravou o CD Florbela Espanca com obras inéditas de compositores portugueses, acompanhada pelo pianista Jaime Mota; em 2008 o CD Estuário com obras inéditas de Fernando Lapa com a pianista Elsa Silva; e em 2010 o CD Canções de Évora com obras de Amílcar Vasques Dias e com o pianista João Lucena e Vale. Em 2012, gravou a obra TapisserieII de Cândido Lima, incluída no CD Para Além das Árvores, com o Grupo Música Nova. Foi premiada com uma “Menção Honrosa” nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa, Classe de Canto (Lisboa,1992), “Melhor Interpretação de Obra de Autor Português” no I concurso Internacional de Canto Tomás Alcaide (Estremoz, 1997), “Prémio Extraordinário: Estímulo a um Jovem Cantor” no XXXVI Concurso Internacional de Canto Francisco Viñas (Barcelona, 1999), “Segundo Prémo” do Concurso Internacional de Canto UFAM (Paris, 1999).

É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook