Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Clara Leitão

Soprano

Clara Leitão começou os estudos musicais aos cinco anos na Juventude Musical Portuguesa em Vila Nova de Famalicão.

Terminou a licenciatura na classe de Elsa Saque, na Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou ainda com os professores Paul Schillawsky, Hilde Zadek, Claire Vangelisti, Helena Nentwig Dumitrescu e João Lourenço, entre outros.

Tem experiência como solista em diversos estilos e épocas desde a Oratória, passando pelo Lied, Chanson, Ópera. Apresentou-se como solista com o Coro e Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa interpretando o “Requiem” de Fauré sob a direcção de Cristopher Bochmann. Dentro da Oratória, interpretou também o “Messias” de Häendel, o “Stabat Mater” de Pergolesi e a “Missa em Sol Maior” de Carlos Seixas com a Orquestra Barroca “Capela Real”.

Participou na ópera “Flauta Mágica” de Mozart no papel de “Rainha da Noite” sob a orientação de Carlos Otero e na ópera “Bodas de Figaro” de Mozart como “Susanna” sob a orientação de Fernanda Correia. Interpretou o personagem “Jessie” em “Songspiel Mahagonny” de Kurt Weill e Bertold Brecht, sob a orientação cénica de Gottfried Wagner. Interpretou, também, o papel de “Musetta” da Ópera “La Bohéme” de Puccini com a companhia de Ópera do Real Theatro de Queluz com quem colabora habitualmente.

No que respeita a compositores portugueses contemporâneos, já interpretou obras de Sérgio Azevedo, Eurico Carrapatoso no papel de “Raposa” da ópera “A Floresta” e tem divulgado obras do Maestro António Vitorino D’Almeida por todo o país. Apresenta-se regularmente ao lado de Elsa Saque e Francisco Sassetti.

A convite da RTP, participou em vários programas.

É ainda licenciada em Ensino de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Frequentou o curso de História – variante de Arqueologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Foi seleccionada (em 1995) como “JEEP” (Jovem Empresária de Elevado Potencial) num curso de formação promovido pelo BPA e ANJE. Foi durante dois anos bolseira do Ministério de Educação.

É Professora de Canto e de Educação Musical.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook