Bio+
Cidália Fernandes
Guitarra clássica
Cidália Fernandes é natural de Braga. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta instituição, estudou guitarra com Vítor Gandarela e Rui Gama.
Após a conclusão do Curso Complementar de Guitarra, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe de José Pina.
Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde concluiu a Licenciatura em Guitarra, na classe de Miguel Carvalhinho.
Concluiu em 2013 o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho, sob a orientação de Ricardo Barceló.
Participou, como executante, em Cursos de Interpretação com José Pina, David Russel, Eduardo Isaac, Leo Brouwer, Carsten Gröndahl, Alberto Ponce, Roland Dyens e Miguel Carvalhinho.
Obteve o 2º Prémio (Ex-aequo), no “Terceiro Concurso de Guitarra da Academia de Música de S. João da Madeira”, aberto a Portugal e Espanha e 3º Prémio, no “III Concurso Legato de Guitarra Clássica” (2001).
Tem-se apresentado regularmente ao público a solo e em música de câmara, em Portugal e na Galiza. Sendo de destaque, a participação em 2013, a solo com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, no Teatro Municipal de Fafe e o recital em duo (piano e guitarra), no II Festival de Guitarra de Castelo Branco em 2014, no qual lecionou também uma classe de aperfeiçoamento.
Lecionou guitarra nas seguintes escolas: Academia de Música de Vila Verde; Conservatório de Música de Barcelos, na EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã e na ArtEduca- Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão.
Atualmente integra o Ensemble ArtSolemnis e é professora de Guitarra na Academia de Música José Atalaya de Fafe e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Bio facultada por Cidália Fernandes, publicada na Meloteca a 13 de junho de 2021
Músicos naturais de Braga
Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Braga.