Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

César Pinto

Guitarra

Natural da cidade da Maia, César Pinto nasceu em 1989 e iniciou os estudos musicais aos 17 anos em Guitarra Clássica com Sérgio Dinis na escola MaiMusica (Maia). Em 2007 ingressou no Conservatório de Música da Maia na classe do professor João Campos. Participou em dezenas de concertos com o Ensemble de Guitarras do Conservatório da Maia entre os quais um intercambio com o ensemble Lybra Guitar Orchestra (Itália). Participou no Concurso Interno Ivo Cruz onde obteve o 2º Prémio.

Em 2011 foi admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) na classe de Artur Caldeira terminando a licenciatura em 2015.

Com vários concertos dados a solo e em formações de música de câmara destacam-se as participações no Festival ESMAE (2013,2014,2015) e no EuroClassical 2015.

Participou em várias Masterclasses com orientação de Artur Caldeira, José Pina, Pedro Rodrigues, Dejan Ivanovic e Pedro Mateo Gonzalez.
Participou também na EGMYO 2016 (European Guitar and Mandolin Youth Orquestra) onde se destaca os dois concertos dados a 6 de Agosto 2016 em Saint Peter and Paul Church (Echternach, Luxemburgo) e a 7 de Agosto 2016 no European Academy em Otzenhausen (Alemanha) Participou também em três Estágios Internacionais da Associação Cultural de Plectro onde dois foram sobre a orientação de Juan Carlos Muñoz.

Membro desde 2007 e chefe de naipe desde 2009 da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB). Com a orquestra deu dezenas de concertos em Portugal e Espanha os quais se destacam; Teatro Rosália Castro, Coruña; XIII Muestra Internacional de Música de Plectro “Ciudad de Valladolid”, Espanha (direção: Maestro António Sérgio Ferreira); Encerramento do II Estágio Internacional da Associação Cultural de Plectro, sala Lusitânia do Hotel Premium Aeroporto, Maia; Basílica de Nossa Srª do Rosário de Fátima, Fátima (direção: Augusto Pacheco); II Festival Internacional de Plectro (com Ensemble à plectre municipal de Esch-Sur-Alzette (Luxemburgo), Fórum da Maia (direção: Juan Carlos Muñoz; solista: Rui Gama); Festival MusicAlvão, Auditório Comendador Manuel Correia Botelho, Vila Real (direção: Maestro António Sérgio Ferreira); Concerto de Natal, Santuário de Fátima, Fátima (direção: Maestro Augusto Pacheco; Solista: Artur Caldeira); Concerto de Gala 2014, Casa das Artes, Porto (direção: Maestro Augusto Pacheco; Solista: Artur Caldeira); Igreja dos Ingleses, Funchal (direção: Maestro convidado José Eduardo Gomes; solista: Rui Gama); GWM 2015, Claustros do Mosteiro da Serra do Pilar, V. N. Gaia (direção: Maestro Augusto Pacheco); Concerto no Festival Internacional de Música de Plectro, Gondomar (direção: Maestro Pedro Chamorro).

Com a OPGB gravou o CD “Pleiades” (2015) com o Maestro Juan Carlos Muñoz, direção artística de António de Sousa Vieira e participação de Haoxing Liang (Violino) e Rui Gama (Guitarra Clássica).

Atualmente é docente de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Paredes e Escola de Música de Plectro (Rio Tinto).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook