Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Celina Martins

Órgão

Celina Martins fez os estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, onde estudou Órgão sob a orientação de Domingos Peixoto, entre 1996 e 2001.

Nesse ano, foi admitida no Curso de Licenciatura em Ensino de Música (Órgão) da Universidade de Aveiro, onde trabalhou sob a orientação do mesmo Professor. Frequentou também a classe de Cravo de Cândida Matos, no Conservatório de Música de Coimbra.

Durante os cinco anos de estudo na Universidade, participou nos Cursos de Música Antiga de Daroca – Espanha, com os professores José Luís González Uriol e João Vaz, e em diversas classes de aperfeiçoamento, sob a orientação dos professores Antoine Sibertain-Blanc, Giampaolo di Rosa, Jesus Gonzalo Lopez, Louis Robillard, Edite Rocha e, como ouvinte, Olivier Latry.

No campo da Direcção Coral, participou num curso dirigido pelo maestro Edgar Saramago. Posteriormente, participou no 4.º grau do Curso de Pedagogia Musical orientado por Jos Wuytack e ainda numa acção de formação orientada por Leonor Pereira sobre Pedagogia e Didáctica do canto na voz infantil.

Tem-se apresentado, desde o ano 2000, quer nos recitais do Ciclo Jovens Organistas, promovidos pela Associação Musical Pro Organo, quer nos recitais curriculares organizados pelo Departamento de Comunicação e Arte, quer, ainda, em concertos didácticos dirigidos a alunos de Órgão, durante o Estágio realizado em 2005/2006 no Conservatório de Música de Aveiro.

Apresentou-se no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (UA), no Museu de Aveiro e nas igrejas da Misericórdia (Aveiro), Ançã (Cantanhede), Senhora da Conceição (Porto), Albergaria-a-Velha e no ciclo inaugural do novo órgão da Igreja Matriz de Vagos. Em 2004 participou no VIII Festival Internacional de Música de Mafra, no âmbito da integral da obra para tecla de Carlos Seixas. No ano seguinte participou nos recitais do dia ECHO do VIII Festival Internacional de Órgão de Lisboa, na Igreja de S. Roque. No presente ano, participará na audição da obra integral de Dietrich Buxtehude.

Desde 2005, é professora e membro da Direcção da Escola Diocesana de Música Sacra de Aveiro (EDMUSA). Pertence também à Direcção da Associação Musical Pro Organo (AMPO). Leccionou, ainda, nas escolas de Valongo do Vouga e da Tuna de Santa Joana. É organista titular do órgão de tubos da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha.

08 Agosto 2007