Bio+

Cacília Fontes

Soprano

Natural do Porto, Cecília Fontes terminou o Curso Superior de Canto no Conservatório de Música da mesma cidade, na classe de Isabel Mallaguerra, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Fundação Eng. António de Almeida como melhor finalista.

De 1985 a 1993 viveu em Londres, onde estudou com Peter Harrison e Joy Mammen na Royal Academy of Music, como bolseira da mesma Instituição e da Comunidade Europeia. Obteve os Diplomas de Concerto e de Ensino.

No campo da Ópera e da Oratória colaborou com diversas Orquestras, sob a direcção dos maestros Wasfi Kani, Brian McKay, Ronald Corp (no Reino Unido), Mário Rodrigues, Luís Lopes, Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, J. Ferreira Lobo, António Ferreira dos Santos, Ivo Cruz, José Luís Borges Coelho, Marc Tardue (em Portugal) e Hobart Earle (na Ucrânia, concertos organizados pelas Nações Unidas). Desempenhou ainda o papel de Condessa na ópera As damas trocadas de Marcos Portugal no Clerkwell Music Festival em Londres. Gravou para a RTP e para a BBC World Service.

É membro do trio dramático-musical Cavatina (Inglaterra) e do duo com o pianista espanhol José María Parra Más, com o qual se apresenta regularmente em recital em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA.

Recebeu recentemente os diplomas de Mestrado e de Certificado na Northwestern University (Chicago) como bolseira da mesma Instituição e da Fundação Fulbright.

Próximos planos incluem uma colaboração com a Elmhurst Orchestra (Chicago), num programa dedicado a música espanhola.

Exerce funções de docente no Conservatório de Música do Porto.