Bio+
Catarina vilar
Pedagogia
Catarina Vilar é natural de Lisboa. Frequentou aulas de Iniciação Musical desde cedo, tendo estudado piano na Academia de Amadores de Música e na Escola de Música do Conservatório Nacional, respetivamente nas classes das professoras Madalena Sá Pessoa e Ana Maria de Sousa Lima.
Estudou Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
É licenciada em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa e profissionalizada na mesma área.
Frequentou classes de aperfeiçoamento e ações de formação no âmbito de técnica e interpretação pianística com Helena Sá e Costa, Sequeira Costa e Edson Elias, sobre didática e pedagogia da Formação Musical com João Pinheiro, na área da dança com Maurízio Padovan e de artes visuais com Irina Raimundo.
Iniciou a sua atividade como professora de Iniciação e Formação Musical em 1998, tendo lecionado nas escolas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música D. Dinis.
Foi professora orientadora de estágios de Licenciatura e Mestrado na área do ensino vocacional de Música no Instituto Piaget, em Almada, e no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Iniciou o projeto Jardim da Música, na Academia de Música de Lisboa, dedicado ao ensino e aprendizagem de música para bebés, entre os 2 e os 5 anos de idade.
Integrou a Direção Pedagógica da Academia de Música de Lisboa e é docente da disciplina de Formação Musical na Academia de Música de Santa Cecília e na Academia de Música de Lisboa, ocupando o cargo de professora coordenadora da disciplina de Formação Musical em ambas as escolas.
É editado pela AVA Musical Editions (Lisboa).
[ Publicada na Meloteca a 23 de setembro de 2020 ]
[ Músicos naturais de Lisboa ]