Catarina Sousa cravista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Catarina Sousa

Cravo

Catarina Sousa iniciou os estudos de Piano como autodidacta tendo tido aulas particulares anos mais tarde.

Aos 9 anos ingressou na Academia de Música de Vilar do Paraíso onde concluiu o 8º grau de Piano na classe de Anabela Matos bem como o 5º grau de Viola d’arco na classe de Carina Rocha.

Em 2012 iniciou a licenciatura em Cravo na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) sob a orientação de João Paulo Janeiro, a qual concluiu em 2015.

Em 2017 concluiu o Mestrado em Interpretação Artística (Curso de Música Antiga CMA) na Escola Superior de Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/IPP) na classe de Ana Mafalda Castro.

Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música em Cravo na mesma instituição.

Tem vindo a aperfeiçoar-se com profissionais de renome internacional como: Ketil Haugsand, Jacques Ogg, Menno van Delft, Laura Puerto Cantalejo, Fernando López Pan, Samuel Maíllo, Chiara Tiboni, António Carrilho, Javier Aguirre, Orlanda Velez Isidro, Antoinette Lohmann, Rafael Bonavita, Katalin Hrivnak e Orlando D’Achille.

Tem participado em inúmeros cursos, workshops e classes de aperfeiçoamento de música entre os quais se destacam: XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, Curso Internacional de Música Antigua de Arija (Espanha), CIMA – Cursos Internacionais de Música Antiga de Castelo Branco (Portugal), Workshops de Reparação de Cravo, Encontro de Violas, Curso de Direcção Coral e Instrumental, entre outros.

Foi solista com a orquestra Concerto Ibérico Orquestra Barroca em Junho e Julho de 2014.

Participou no coro KoruS – Coro de Câmara dirigido pelo maestro José Carlos Oliveira em 2012.

Foi pianista acompanhadora na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte desde 2013 até 2014.

Em 2017 trabalhou como professora substituta de Órgão no Conservatório de Guimarães.

Tem desenvolvido diversos concertos pedagógicos em escolas destacando-se o Conservatório de Vila do Conde.

Participa como cravista e organista (continuísta) na Orquestra Barroca de Mateus, Americantiga e Cappella dei Signori, sobre a direcção de Ricardo Bernardes.

[ Bio facultada por Catarina Sousa e inserida a 18 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook