Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Catarina Rodrigues

Violino

Catarina Rodrigues nasceu em 1994, em Santo Tirso. Iniciou os estudos musicais aos 10 anos, no CCM (Centro de Cultura Musical), na classe de violino de Isabel Sousa, terminando o curso com a distinção de melhor aluna da área de cordas. Em 2009, ingressou na ARTAVE (Escola Profissional Artística do Vale do Ave), na classe de violino de José Ricardo Reis, obtendo a classificação final de 17 valores.

Integrou as orquestras Artave e Aproarte onde teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Luís Machado, Ernst Schelle, Colin Metters, Emílio de César e Christophe Millet. Em música de câmara trabalhou com Luís Machado, Eliseu Silva, Carlos Azevedo e Vítor Vieira. Frequentou masterclasses orientados por Jela Spitkova, Alexei Mijlin, Ani Schnarch, Zofia Woycicka, Roberto Muttoni e Augusto Trindade.

Em 2012, prosseguiu os estudos na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) na classe de violino de Vítor Vieira. Foi membro da Atlantic Coast Orchestra, sob a direção de Luís Clemente, e da Orquestra Sinfónica da ESMAE, sob a direção do maestro António Saiote, onde teve oportunidade de trabalhar com os maestros Christoph König, Raf de Keninck e Andreas Stoehr.

Integrou projectos de Música Antiga, com a Orquestra Barroca Norte do Sul, e de Jazz, com a Big Band, Ensemble de Cordas e Coro da ESMAE. Este último, foi realizado no âmbito do evento Guimarães Jazz 2013, com música e direção do saxofonista Andrew D’Angelo.

Colaborou no projeto Saúde Brincando, orientado por Hugues Kesteman, que em parceria com a Associação Portuguesa Música nos Hospitais visa levar às crianças, em internamento hospitalar, momentos de alegria através da música.

Leciona violino na Escola de Música de Santa Cecília (Porto), na Escola Filarmonia de Vermoim (Maia) e na Escola Pauta Musical (Santo Tirso). Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música realizado em parceria com a ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) e a ESE (Escola Superior de Educação).