Catarina Malcata Rebelo, do Porto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Catarina Malcata Rebelo

Harpa

Catarina Malcata Rebelo nasceu em 1998 no Porto. Frequenta o Mestrado no Koninkljik Conservatorium Brussel (Bélgica), na classe de Anneleen Lenaerts.

É licenciada pela Haute École de Musique de Genève (Suíça), que frequentou entre 2016 e 2019, na classe de Florence Sitruk e Sandrine Chatron. Frequentou o Conservatório de Música do Porto entre 2005 e 2016, que finalizou com a nota máxima, na classe de Áurea Guerner.

Em termos profissionais, colabora regularmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (com a qual já participou na gravação de CDs), Orquestra Nacional de Jovens da Noruega, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Italiana de Harpas, Orquestra Ópera no Património, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Atlântico, Banda Sinfónica ARMAB, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Guimarães, e Orquestra Clássica da FEUP.

Já tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian (enquanto vencedora do Prémio Jovens Músicos), Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música (enquanto vencedora do Concurso Jovem Solista dos Conservatórios Oficiais de Música), Orquestra Ópera na Academia e na Cidade, e Orquestra do Conservatório de Música do Porto.

Ganhou vários prémios de harpa solo em concursos internacionais e nacionais, entre eles o Concurso “Arpaplus para Estudiantes de Arpa” (Espanha), o “Concours Français de la Harpe” (França), o “Concorso Musicale Città di Filadelfia” (Itália), o “Grand Prize Virtuoso” (Reino Unido), o “Vienna New Year’s International Music Competition” (Áustria), o “Prémio Jovens Músicos”, o “Prémio Casa da Música”, e o “Concurso Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música” (Portugal). Também foi laureada em concursos internacionais e nacionais em música de câmara, nomeadamente o “Iberian Chamber Music Competition with Harp” (Espanha), o “Marcel Tournier International Harp Competition” (Itália), e o “Prémio Jovens Músicos” (Portugal).

Catarina Malcata Rebelo já deu vários recitais a solo, nomeadamente na Casa da Música, Concerto Radiodifundido pela Antena 2, Recital inserido no Rio Harp Festival, Recital inserido nos Encontros de Música do Porto (na Fundação Engenheiro António de Almeida), e o Concerto de Abertura do Encontro Ibérico de Harpas.

Tem vindo, também, a colaborar em iniciativas online, entre elas o World Harp Day e o Dia Português da Harpa. Ganhou bolsas de mérito da Haute École de Musique de Genève, da Fundação Gulbenkian, e da Revista Musical Portuguesa DaCapo.

Bio facultada por Catarina Malcata Rebelo, publicada na Meloteca a 18 de fevereiro de 2021

[ Músicos do Porto ]

Clique AQUI, para saber mais sobre músicos do Porto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook