Catarina Latino, flauta e percussão

Catarina Latino

Flauta . Percussão

De seu nome Maria Catarina de Matos Fernandes Latino, Catarina Latino nasceu em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira) a 24 de julho de 1947, vindo a falecer em Lisboa a 17 de setembro de 2011.

Iniciou os estudos nas classes de música da Fundação Gulbenkian, prosseguindo-os mais tarde no Conservatório Nacional, onde completou o Curso Geral de Composição.

Frequentou também as classes de piano e flauta.

Bolseira da Associação Industrial Alemã e da Fundação Gulbenkian, completou em 1967 o Curso de Música e Movimento do Orff-Institut, Salzburg, Áustria. Frequentou ainda o curso de História da Universidade Clássica.

Em 1971 ingressou na Orquestra Filarmónica de Lisboa, mais tarde Orquestra do Teatro de São Carlos.

Desenvolveu a actividade de solista e de instrumentista de câmara. Além do Grupo de Música Antiga, fez parte dos Segréis de Lisboa (música antiga) e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tendo colaborado em concertos e gravações para a RTP, RDP e diversas editoras discográficas.

Entre 1984 e 1998 foi professora de flauta doce no Conservatório Nacional.

Terminada a actividade na orquestra, concluiu em 1997 a licenciatura em Ciências Musicais, ingressando em 1998 na Biblioteca Nacional, no Centro de Estudos Musicológicos (Área de Música); em 2002 passou a responsável do Centro.

[ Publicada na Meloteca a 24 de julho de 2020, data em que faria 73 anos.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook