Catarina Ferreira, violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Catarina Ferreira

Violino

Natural da Batalha (1997), Catarina Ferreira formou-se no Orfeão de Leiria na classe de violino de Ivana Dimitrijevic, e em cravo (segundo instrumento), ambos com nota máxima. Foi admitida em 2015 na Universidade de Aveiro com a melhor nota de pré-requisito e licenciou-se com nota máxima na prova-concerto final, na classe de violino de André Fonseca, e de música de câmara com António Pereira e David Wyn Lloyd. Estudou também na Haute École de Musique de Lausanne (Suíça), com os professores Sergiu Schwartz e Yuuki Wong.

Trabalhou com prestigiados professores como Christopher Poppen, David Lefèvre, Jack Liebeck, Guido de Neve, Valentin Stefanov, Rodion Zamuruev, Serguey Kravchenko, Augusto Trindade, Roberto Valdés, Zofia Wóycicka e Ilya Grubert.

Vencedora do Concurso Bolsa de Estudos Yamaha 2016 e do Prémio Nacional Elisa Sousa Pedroso 2015, ganhou também o 1º prémio no Concurso Jovens Talentos com 12 e 16 anos, e foi laureada no Concurso Vasco Barbosa e Lions Club.

Foi convidada em 2017 a tocar no violino gravado “Hellier” de Joaquim Domingos Capela pertencente ao espólio da Universidade de Aveiro, no lançamento do livro “O Violino e o Violeiro” de Joaquim Domingos Capela e António Alexandrino.

Tocou a solo com a Orquestra da Universidade de Aveiro em 2018 e é detentora de uma vasta experiência orquestral, tendo sido Concertino da Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro e convidada a integrar a Orquestra da Universidade do Minho.

Colabora com a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Atlântico, Orquestra “Ópera no Património”, Orquestra Sinfónica de Leiria e Orquestra Sinfónica de Thomar. Tocou ainda no Festival ao Largo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com a qual gravou em direto para a RTP2.

Apresentou-se em concertos na Suíça, Itália, Eslováquia e Espanha, e em salas nacionais como Campo Pequeno, Altice Arena, CCB, Casa da Música, Coliseu do Porto, Teatro São Carlos, Teatro Aveirense, entre outras.

[ Bio facultada por Catarina Ferreira e publicada na Meloteca a 22 de abril de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook