Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carolina Figueiredo

Meio-soprano

Carolina Figueiredo formou-se em canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa em 2005. Trabalha hoje regularmente com Manuela de Sá e, no âmbito de classes de aperfeiçoamento, com Susan Waters e Lucia Mazzaria.

Das apresentações em concerto, destacam-se: Paixão segundo São João de J. S. Bach, Messias de Händel, Te Deum de Charpentier, Magnificat de Vivaldi, Missa em Dó Maior de Beethoven, Manfred de Schumann, Les béatitudes de Franck, Il tramonto de Respighi, Sonho de uma noite de verão de Mendelssohn, ou Les nuits d’été de Berlioz.

Apresenta-se regularmente a solo com piano ou órgão, sendo acompanhada por Olga Prats, João Paulo Santos, José Manuel Brandão, Anna Tomasik e João Vaz. Protagoniza regularmente produções de música contemporânea, de compositores como Carlos Marecos (Dor e Amor) e Jorge Salgueiro (Vida de um Vinho, Eros), cujas obras estreou e gravou.

Na área da ópera, integrou o elenco de O Morcego de Zemlinsky (3.ª Camareira), Dialogues des Carmélitesde Poulenc (Mère Jeanne), Madama Butterfly de Puccini (Kate Pinkerton), Ester de Leal Moreira (Assuero), El Gato Montés de Penella (Loliya/Pastorcillo), Il Viaggio a Reims de Rossini (Modestina), Bastien und Bastienne de Mozart (Bastien), Turandot de Busoni (Uma Cantora), Peer Gynt de Grieg (3.ª Pastora), e Fausto de Gounod (Marthe), nos palcos do Teatro Nacional de São Carlos e da Fundação Gulbenkian. Interpretou também o papel de Condessa Rosina na ópera Beaumarchais, de Pedro Amaral, no Teatro São Luiz.

Carolina Figueiredo é licenciada em Direito e concluiu uma pós-graduação em Tradução (Diploma Internacional de Tradução do Chartered Institute of Linguists). Prossegue em paralelo uma carreira na área da tradução jurídico-legal.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook