Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carmin’Antiqua

Agrupamento

Carmin’Antiqua surgiu no Verão de 2002 como agrupamento vocal, constituído por jovens músicos que partilham o interesse comum da divulgação da música medieval e renascentista.

Posteriormente, de modo a alargar e enriquecer o repertório, incluiu na sua formação instrumentistas. Os sete elementos que o formam, todos com habilitações musicais e vasta experiência na prática musical, têm ou tiveram a sua formação nos cursos de canto e instrumento da Escola de Música do Conservatório Nacional, na Academia dos Amadores de Música, no curso de Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Gregoriano de Lisboa e no curso de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O “ensemble” actuou já no Algarve, na Mediateca XVIII Centenário da Guarda, no Palácio da Independência de Lisboa, no Solar dos Zagallos e nos Paços do Concelho de Lisboa, concerto esse inserido na Semana da Juventude de 2003. Apresentou um concerto a convite do Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense e mais recentemente actuou nos espaços de concerto da FNAC do Colombo, do Chiado e de Cascais. Participou igualmente numa classe sobre música medieval realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional orientada por Helena Afonso.

De momento, está em cartaz a “Messe de Notre Dame” de Guillaume de Machaut, e está agendado um concerto no CCB com programa medieval e renascentista, inserido no projecto BOXMÚSICA. A selecção e interpretação de repertório é fruto do conhecimento e sensibilidade dos membros de “Carmin’Antiqua”, na busca da excelência e prazer de fazer música. Assim, a interpretação respeita a música e o texto original, permitindo uma maior leveza e clareza, como também uma maior homogeneidade e expressividade.

CONSTITUIÇÃO

Carmen Rodrigues, soprano, percussão
Manon Marques, contralto, percussão
André Leitão, tenor
Tiago Mota, baixo
Gonçalo do Carmo, flauta de bisel, gaita-de-foles, percussão
Manuela Oliveira, viola da gamba
Rui Araújo, alaúde, percussão

Partilhe
Share on Facebook
Facebook