Carlos Marques, compositor e maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carlos Marques

Composição

Carlos Manuel Pires Marques nasceu na Venezuela e vive em Portugal desde os 10 anos. Iniciou os estudos musicais na Banda Marcial de Fermentelos aos 11 anos, ingressando, no ano letivo 1984/85, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, onde estudou Clarinete e Violoncelo.

É licenciado em Clarinete pela Universidade de Aveiro, onde estudou com António Saiote e Luís Silva. É mestre em Psicologia, especialidade Psicologia da Música, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Aguarda provas de Doutoramento em Psicologia.

Frequentou, na qualidade de participante, em classes de aperfeiçoamento de Clarinete sob orientação de António Saiote, Manuel Jerónimo, Guy Deplus, Guy Dangain, Walter Boykens e Howard Klug e, como ouvinte, em classes orientadas por Paul Mayer, Michel Arrignon, Robert Spring, Gregory Smith, Enrique Peréz Piquer e Philipe Cuper.

Em 1990, nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa, obteve o 1º Prémio ex aequo na categoria de Música de Câmara, nível médio.

É membro fundador do Quinteto 4Portango, grupo responsável pela Composição e gravação da Banda Sonora do Filme “Mortinho por chegar a Casa”.

Para além da atividade clarinetística, dedica-se também à composição tendo frequentado como participante em classes de aperfeiçoamento orientadas por Christopher Bochmann, Emmanuel Nunes, João Pedro Oliveira e Amílcar Vasquez Dias.

Estudou composição na Universidade de Aveiro com João Pedro Oliveira durante 4 anos.

Em 1992 obteve uma Menção Honrosa no Concurso de Composição “Prémio Valentino Bucchi”, em Roma – Itália. Em 1994 obteve o 1º Prémio, no concurso para Jovens Compositores organizado pelo INATEL, e foi executada pela Banda Sinfónica dos Jovens da União Europeia. Em 2004 foi laureado com o Grande Prémio do Concurso de Composição “Maestro Silva Dionísio”.

Obras de sua autoria têm sido executadas em Portugal, Amsterdão e Utrech (Holanda), Paris (França), Budapeste (Hungria), Londres e Manchester (Inglaterra), Zurique e Genebra (Suiça), Cidade do México (México), Caracas (Venezuela), Toronto (Canadá) e em New York (USA).

É editado pela AvA Musical Editions (Lisboa).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook