trompetista Carlos Leite

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carlos Leite

Trompete

Natural de Cabeceiras de Basto, Carlos Leite ingressou aos 11 anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de trompete de Vasco Faria e posteriormente Eliseu Correia. Em 2011 concluiu os estudos na Artave e prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música, Artes do Espetáculo.

No ano de 2009 participou no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La-Salete”, tendo obtido o 1º prémio na Categoria Juvenil, mais tarde, em 2010 obteve uma Menção Honrosa na Categoria Júnior. No mesmo ano, participou no 1º Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim, tendo obtido o 1º prémio. Participou também no III Concurso Luso-Galaico “Albertino Lucas” tendo obtido o 1º prémio da Categoria Júnior. Em 2012 participou no Concurso Internacional de Instrumento de Sopro “Terras de La Salette”, tendo obtido o 1º premio na Categoria Superior. Mais tarde participou na 26ª edição do “Prémio Jovens Músicos” onde obteve o 3º prémio na Categoria Superior. Em 2013 obteve o 1º prémio no IV Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim na Categoria Superior. Ainda em 2013 foi vencedor da bolsa para a “38Th Annual Conference of the International Trumpet Guild” em Michigan, Chicago. No presente ano participou no VII Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim obtendo o 1º prémio na Categoria de Orquestra.

Em 2014 teve a oportunidade de estudar na Escola Superior de Música da Catalunha em Barcelona, através do Programa Erasmus, trabalhando com Àngel Serrano e Mireia Farrès.

Desde 2014 é membro titular da Orquestra Jovens da União Europeia.

Participou em classes de aperfeiçoamento com Kevin Wauldron, Hakan Hardenberger, Michael Sachs, Mireia Farrés, Frits Damrow, Pierre Dutot, entre outros. No ano de 2015 finalizou a sua Licenciatura em Música-Trompete com a classificação de 20 valores em Trompete.

Entre o ano de 2015 e 2017 lecionou a disciplina de Trompete na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e na Academia de Música Costa Cabral.

Foi professor convidado como orientador no 23º e 24º Cursos de Aperfeiçoamento Tecnico-Interpretativo do Conservatório de Música de Paredes. No ano de 2017 foi laureado com o 1º prémio na 26ª Edição do Concurso Europeu de Música Lions em Montreux, Suiça.

Colabora regularmente com Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha, Orquestra Gulbenkian e Banda Sinfónica Portuguesa.

É membro dos Portuguese Brass.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook