Carlos Garcia
Piano . Composição
Carlos Garcia nasceu em Torres Vedras, em 1983. É licenciado em Formação Musical e em Jazz (Piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Ao longo da sua formação teve o prazer de aprender e trabalhar com Luís Gomes (clarinete), Rui Paiva (órgão), Eurico Carrapatoso (análise e técnicas de composição), Pedro Moreira (big band), Lars Arens (arranjos), João Paulo Esteves da Silva, Antoine Hérve (piano jazz), Vasco Pearce de Azevedo, Ernst Shelle, Jean-Marc Burfin e Yibin Seow (direção de orquestra).
Lecionou Iniciação Musical e Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional durante 8 anos, nela dirigindo várias orquestras infantis e juvenis. Actualmente é professor assistente na Escola Superior de Música de Lisboa, lecionando nos cursos de Direção Coral-Formação Musical e Música na Comunidade.
Como pianista freelancer participa em projectos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Já trabalhou com Luís Represas, João Gil, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Vitorino, Janita Salomé, entre outros. Integra actualmente o trio “Portugoesas” prestando homenagem à música tradicional Goesa.
No seu trabalho de composição, destacam-se as obras sacras Missa Breve (2011) e Stabat Mater (2013), ambas para coro e orquestra de cordas e o Teatro Musical A Rua (2014), sob o libreto de Carolina Gaspar.
No âmbito da música para a infância, para além de realizar com regularidade concertos encenados para crianças com diferentes projectos, em 2014 lançou através da Porto Editora e Constróisons o seu cancioneiro da Bicharada em formato de livro-CD.
Carlos Garcia é editado pela AVA Musical Editions.