Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Carla Pires

Fado

Carla Pires tem actuado em prestigiados palcos internacionais como a Ópera de Gent (Bélgica), Queen Elizabeth Hall (Londres), Concertgebouw (Amesterdão), Rasa (Utreque), Södra Teatern e Kulturhuset (Estocolmo), Expo Mundial­-Aichi (Japão) e Coliseo Carlos III (Madrid), e também em França, Noruega, Grécia, Itália, Turquia, Áustria, Suíça, Alemanha, Argélia e Brasil.

Formou­-se na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo em 1995. Nesse período, gravou bandas sonoras para as telenovelas Roseira Brava, Primeiro Amor e Ana e os Sete. Em 1996 conquistou o 1º lugar no Festival de Salónica (Grécia), organizado pelas Sociedades de Autores da Europa e em representação da SPA com o tema “Canção do Vento e da Terra”, de José Manuel Coelho. Entre 2000 e 2002 integrou o elenco fixo do musical Amália de Filipe La Féria.

Em 2002 desempenhou o papel de Teresinha, como actriz e cantora, na telenovela da SIC O Olhar da Serpente. No mesmo ano, gravou o CD O Fado em Concerto com o Quinteto Amália e a direcção musical de José Marinho. Entre 2003 e 2005 desempenhou o papel de Amália “jovem” no musical Amália. Em 2007 integrou o elenco da telenovela da TVI A Outra.

A partir de 2008 regressou aos palcos internacionais para cimentar a sua carreira enquanto intérprete de fado. Actuou no concerto de abertura de um dos maiores festivais da Europa (Flanders International Festival, Gent, 2010) e na Babel Med Music (Marselha, 2012), a segunda maior feira de world music da Europa.

Em 2005 editou o disco Ilha do meu Fado (Ocarina), com temas que viriam a integrar diversas colectâneas nacionais e estrangeiras. Em 2011 surge Rota das Paixões (Ocarina), que é lançado internacionalmente em 2012 pela Harmonia Mundi/World Village.

2013