Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carina Albuquerque

Violoncelo

Carina Albuquerque tem vindo a desenvolver uma versátil carreira, apresentando-se regularmente em recitais a solo e de música de câmara em importantes salas de concerto em Inglaterra (Barbican Hall, Wigmore Hall, St. John’s Smith Square), Holanda (Vredenburg Muzikcentrum), Portugal (Theatro Circo), Itália, França e Grécia.

Em Julho de 2007 apresentou-se pela primeira vez a solo com a Orquestra do Norte, tendo interpretado o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Elgar.

Foi galardoada com diversos prémios, tais como: 1º prémio no North London Music Festival, 2º prémio no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP, Wolfson Foundation Award, 2º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, 2º prémio no concurso Parnaso, bolsa de estudos pela Leverhulme Trust’ e pela Vasconcellos Award.

Iniciou os estudos de Violoncelo na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave), com Jaroslav Mikus. De 1999 a 2001 estudou na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, na Holanda, com Elias Arizcuren. Em 2001 mudou-se para Londres, onde estudou na Guildhall School of Music and Drama, tendo obtido o grau de Bachelor of Music (2004), o Master’s Degree in Music (2005), o Post-Graduate Diploma (2006), com ‘Distinção’, e o Master’s in Music Performance (Música de Câmara) – Guildhall Artist (2007), na classe de Stefan Popov. Foi-lhe ainda atribuída uma “Fellowship” pela GSMD, para o ano lectivo 2007/08.

Entusiasta pela Música de Câmara, Carina é membro fundador do Quarteto Da Capo, formado em 2005. Com este agrupamento gravou para a BBC e Southbank Centre, ganhou o primeiro prémio nos concursos Gerald Heller & Rosemary Rappaport Intercollegiate String Quartet Prize (2006) e Chartered Surveyors String Quartet Competition (2005) e participou no Festival Internacional de Música de Paxos (Grécia), no Elizabeth Maconchy Festival, no Ensembles Festival (GSMD) e no Simpósio Internacional para Quartetos de Cordas em Londres, onde teve a oportunidade de trabalhar com membros dos mais conceituados quartetos de cordas.

Carina é também membro do Octeto de Violoncelos ‘Lusocello Ensemble’ e foi membro do Trio Vianna da Motta, com quem gravou um CD para a editora Centro Atlântico e a quem foi atribuída a Menção Honrosa no Concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Desde Setembro de 2006 é também membro da Orquestra do Norte.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook