pianista Evaristo Campos Coelho

Campos Coelho

Piano

Evaristo Moreira de Almeida Campos Coelho nasceu em Viseu. Começou a estudar piano com a sua mãe e deu o seu primeiro concerto aos seis anos. Formou-se no Conservatório Nacional onde concluiu, com a mais alta classificação, o curso de piano e de virtuosidade na classe de Vianna da Motta obtendo o 1º prémio.

Em seguida, trabalhou em Paris sob a direção de Ricardo Viñes e Philipp.

Organizou com Paulo Manso e Fernando Costa um trio que alcançou êxitos numerosos.

A sua carreira de concertista conta os mais brilhantes triunfos quer como solista quer como colaborador em concertos de câmara.

Com Tomaz de Lima deu uma série de sessões que ficou memorável: a História da Sonata para piano e violino; com o Ivo Cruz, Lourenço Varella-Cid e Jorge Cronner de Vasconcelos, realizou diversos concertos a dois pianos e colaborou ainda com vários artistas na Sociedade de Concertos de Lisboa.

Como solista, deu grande número de primeiras audições, como a Rapsódia sobre temas da Ucrânia – de Liapounow acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Fernando Fão. O concerto de Alfredo Napoleão, e o Tríplice Concerto de Beethoven sob a regência de Pedro de Freitas Branco, a maior parte da obra de Turina, e outras obras.

Em Wiesbaden, em abril de 1950, acompanhado pelo Hessische Staatskapelle e sob a direção do autor, tocou o Concerto Português (Lisboa), de Ivo Cruz, que obteve um grande sucesso.

Tomou parte em grande número de concertos de Pró-Arte.

A sua ação como professor do Conservatório Nacional foi notável. Nomeado professor de uma das classes de piano, após concurso brilhantíssimo, dirigiu e orientou discípulos que se tornaram artistas notáveis entre eles António Victorino d’Almeida, Maria João Pires e Artur Pizarro. Foi professor de piano de Berta da Nóbrega, com quem formou duo de piano.

Do ponto de vista pedagógico, o professor Campos Coelho foi o mais entusiasta divulgador da música moderna para piano, incluindo nas audições dos seus alunos numerosas obras então desconhecidas em Portugal.

[ Biografia facultada por Artur Pizarro e publicada na Meloteca a 30 de dezembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook