Bruno Pinto Cardoso

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Bruno Pinto Cardoso

Violoncelo

Bruno Pinto Cardoso iniciou os estudos em Braga, tendo ingressado aos 18 anos na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, onde estudou com Paulo Gaio Lima. Prosseguiu estudos de aperfeiçoamento em Paris, tendo sido aluno de Xavier Gagnepain, como bolseiro do Ministério da Cultura.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com Luís Claret, Janos Sarker, François Guye, Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, Steven Isserlis, entre outros. Teve ainda aulas de violoncelo barroco com Anner Bylsma e Roel Dieltiens.

Foi seleccionado para representar Portugal na Orquestra de Jovens do Mediterrâneo e na Orquestra Mundial das “Jeunesses Musicales”.

Foi finalista do Prémio Valentino Bucchi 2002 realizado em Roma, dedicado à música do último século.

Tendo colaborado com diversas orquestras nacionais, é, desde Setembro de 2000, Violoncelista Efectivo da Orquestra Nacional do Porto.

Realiza regularmente recitais a Solo e com Piano , tendo tocado nas principais cidades portuguesas e também fora do país, em cidades como Roma e Paris, e foi apoiado pelo Ministério da Cultura em alguns desses concertos.

Editou um CD ao vivo em Roma, em 2004, com obras de Brahms, Messiaen, Debussy e Braga-Santos, juntamente com o pianista Sérgio Coelho.

Participa regularmente em concertos de música de câmara, tendo fundado o Quarteto Keops, que aborda não só os clássicos como também o jazz, tango, pop/rock, e outros estilos. Colaborou ainda com grupos como os Portocello Ensemble, Vox Angelis, Ensemble de Vale do Sousa, Divino Sospiro, Ensemble Suggia, para além de várias outras formações. Os projectos mais activos de momento nesta área são o Quarteto Keops e um Trio com Piano, para além dos recitais.

O seu percurso, como músico profissional e Violoncelista, não se tem limitado às áreas tradicionais, tendo tido participações em peças de Teatro de grupos amadores e profissionais, com destaque especial para Teatro Experimental de Cascais e Companhia de Teatro de Braga.

Noutras áreas da música, desenvolveu trabalhos interessantes em estilos como o Tango, Jazz, Musica Popular, Flamenco, música Latino-Americana, música Oriental, tendo trabalhado com Pedro Jóia, Walter Hidalgo, Sérgio Godinho, Carlos Araújo, o cantor escocês Sandy Kilpatrick e David Lacerda. Alguns destes projectos estão editados em CD, o último dos quais com o grupo Rádio Club Nora, que revisita clássicos da canção portuguesa dos anos 60 a 80. Colaborou ainda com o Vana Trio, conceituado grupo de jazz nova-iorquino.

No presente ano frequenta o Mestrado em Música-Performance na Universidade de Aveiro, para além do trabalho regular na Orquestra Nacional do Porto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook