Bruno Pereira

Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Bruno Pereira

Baixo

Nascido em Vila Nova de Gaia, Bruno Pereira iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP).

Concluiu o bacharelato em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia tendo concluído, mais tarde, a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe de José de Oliveira Lopes.

Realizou cursos de aperfeiçoamento vocal com António Salgado, Hilde Zadek, Laura Sarti, Elsa Saque, Charles Spencer, Mara Zampieri, Patricia MacMahon, Manuel Cid e Enza Ferrari. Trabalha regularmente, em Inglaterra, com Susan McCulloch.

Interpretou o baixo do Messias de Handel, Requiem, Missa da Coroação e Missas em SolM, FaM, DoM e ReM de Mozart, Cantata nº4 e as 3ª e 6ª cantatas do Oratório de Natal de J.S. Bach, Te Deum de Charpentier e os Requiem de Donizetti e Fauré. Interpretou ainda a Missa Tango de Luís Bacalov.

No campo operático desempenhou o papel de D. Alfonso em Cosi fan tutti, Bártolo nas Bodas de Fígaro, Colas na ópera Bastien und Bastienne e Buff no Empresário de Mozart. Rocco na ópera Fidelio de Beethoven, Baltazar na ópera Amahl e os visitantes da noite de G. Menotti, Noé na ópera A Arca de Noé de B. Britten; Jimmy na ópera Mahagonny Songspiel de Kurt Weil e Mãe na ópera Os sete pecados capitais do mesmo compositor; Basílio na ópera O Barbeiro de Sevilha de Rossini; Zuniga em Carmen de Bizet, Dottore na Traviata e Faraó na Aida de Verdi; interpretou ainda, em estreia absoluta a personagem de João Espergueiro morto na ópera João Espergueiro de Eduardo Patriarca e o baixo de Uma Ilha na Lua de Joaquim Pavão.

Cantou sob a direção dos maestros Mário Mateus, Manuel Ivo Cruz, Cesário Costa, Roberto Perez, António Saiote, Niksa Bareza, Marc Tardue, Richard Brunner, Filipe Veríssimo, Pedro Amaral, Carlos Marques, Ferreira Lobo e Félix Carrasco com a Orquestra do Conservatório Regional de Gaia, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra ARTAVE, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Bruno Pereira integra o corpo docente da AMVP, é licenciado em Produção e Tecnologias da Música pela ESMAE e pós-graduado em Gestão Cultural.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook