Bruno Belthoise, pianista e compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Bruno Belthoise

Piano

Pianista, Bruno Belthoise foi laureado pela Fondation Laurent-Vibert, e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988.

Obteve o Diplôme Supérieur d’Exécution da École Normale de Musique de Paris em 1989 e foi “Révélation Classique” de ADAMI em 1997.

Concertista e membro fundador do Trio Pangea, foram-lhe dedicadas várias obras de compositores contemporâneos como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Fernando Lapa, Sérgio Azevedo, Raymond Alessandrini…

A sua discografia conta com mais de 15 CD que acompanham o seu percurso de intérprete comprometido e criativo.

Dá a conhecer, em frança e no estrangeiro a música dos compositores portugueses, divulgando-a através de recitais e conferências pelo mundo. O seu trabalho é apoiado por renomadas instituições como aFundação Gulbenkian, Instituto Camões, Ministério da Cultura, Antena 2.

A estreita colaboração que mantém desde 1995, com o Concert Impromptu (quinteto de sopros) no qual conjuga a sua participação quer ao piano, composição, improvisação e encenação para o desenvolvimento de muitos programas e espetáculos: Nouvelles folies d’Espagne, Babar et autres histoires, Bleu d’outremer pour stimuler l’esprit, Mozart de Vienne, Pélerinage Rothko, BWK.

Também trabalhou como compositor e ator para a companhia de teatro Alain Rais, na qual criou e interpretou os espetáculos de poesia contemporânea (L’homme qui courait dans la rosée, Le Poète à New York, Traverser).

Bruno Belthoise gosta de durante as suas viagens, tirar pequenos apontamentos nos seus cadernos, onde desenvolveu uma série de peças curtas para piano em correspondência com o mundo dos seus pintores favoritos.

É editado pela AvA Musical Editions, de Lisboa.

[ Publicado na Meloteca a 20 de setembro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook