Beatriz Tomás, violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Beatriz Tomás

Violino

Beatriz Pereira Tomás (n. 2000) tornou-se violinista tutti da Orquestra Filarmónica de Malta em 2024. No mesmo ano começou a lecionar Violino na Escola Nacional de Música de Malta.

Beatriz iniciou os estudos no violino em 2010 com Tânia Gato e, posteriormente, ingressou nas classes de Floriana Oliveira e Rui Guerreiro.

Em 2018 foi aceite na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde terminou a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra – Violino na classe de Aníbal Lima, e na classe de repertório e Excertos de Orquestra de Diana Tzonkova. No recital final de violino obteve a classificação de 19 valores e terminou a licenciatura com média geral de 18 valores.

Durante a passagem nesta instituição, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Posteriormente, foi aceite na Academy of Music and Drama, em Gotemburgo (Suécia), concluindo em 2024 o Mestrado em Música com Especialização em Orquestra Sinfónica, na classe de Marja Inkinen-Engström.

Durante a sua estadia na Suécia, foi apoiada por diversas bolsas de estudo de diferentes instituições, como da Kungliga Musikaliska Akademien, Göteborgs Frimurare, e da Fundação Adlerbertska.

Através de audição, foi aceite na lista de reforços da Orquestra Sinfónica de Gotemburgo (Orquestra Nacional da Suécia), na Orquestra da Costa Atlântica e na Orquestra Clássica de Espinho.

Foi selecionada para diversas orquestras de jovens internacionais, como a Neue Philharmonie München, a German Nordic Youth Philharmonic (Alemanha) e as Orquestras Nacionais de Jovens da Noruega e do Luxemburgo.

Em 2021 participou no International Orchestra Institute Attergau (academia de verão da Orquestra Filarmónica de Viena, Áustria) e em 2022 representou Portugal na Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (França).

Foi concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil, na qual foi bolseira da Fundação EDP – OSJ, Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra de Cordas Juvenil da Academia Musical dos Amigos das Crianças.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com reconhecidos pedagogos e membros de orquestras de destaque: Anton Sorokow (Concertino da Orquestra Sinfónica de Viena), Barbara Doll, David Lefèvre (Concertino da Orquestra Filarmónica do Monte-Carlo), Francisco Lima Santos (Concertino Auxiliar da Orquestra Gulbenkian), Isabelle van Keulen, Mi-Kyung Lee, Pavel Kuzmichev (membro da Orquestra Filarmónica de Viena), Vlad Stanculeasa (Concertino da Orquestra Sinfónica de Barcelona), entre outros.

Bio facultada por Beatriz Tomás, publicada na Meloteca a 01 de dezembro de 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook