Bárbara Dória pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Bárbara Dória

Piano

Desde o seu recital profissional aos 16 anos no Teatro S. Luís, Bárbara Dória apresenta-se regularmente a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, França, Áustria, Bélgica, Cabo Verde e E.U.A. em Festivais Internacionais de Música e importantes salas e centros musicais como o Grande Auditório da Fundação Gulbenkian de Lisboa, C.C.B., Festival de Música do Palácio da Bolsa-Porto, Fundação de Serralves, Europarque, Centro Gulbenkian de Paris, Coliseu do Porto, a Grande Sala do Conservatório de Bruxelas, o Mozarteum de Salzburgo, entre muitas outras, e gravou para as Rádio e Televisão Nacionais e de Espanha.

Foi solista com orquestra sob a direcção de Christopher Bochmann, J. R. Encinar, M. Minsky, C. Pfitzner, José de Freitas Lobo, M. Tardue, Cesário Costa, Nikolay Lalov, Osvaldo Ferreira e R. Gökmen, e viu, desde muito jovem, ser o seu percurso como intérprete galardoado com inúmeros primeiros prémios em Concursos Nacionais de Piano e a sua aceitação pianística altamente reconhecida ao ser convidada pelo célebre violoncelista Janos Starker para com ele colaborar em recital em Portugal.

Nascida no Porto, estuda com Helena Costa, concluíndo os Cursos Superiores de Piano do Conservatório e da ESMAE com a máxima classificação (20 valores).

Como bolseira da Fundação Gulbenkian e da FLAD, estudou com Dmitry Paperno em Chicago e na célebre Indiana University (Bloomington) nos E.U.A. obtendo o distinto grau Artist Diploma, bem como o Performer Diploma e Master’s in Piano Performance sob a orientação de Lev Vlasenko, Leonard Hokanson e Menahem Pressler. Seguidamente integrou a classe de Leon Fleisher em Baltimore.

Participou activamente em classes de aperfeiçoamento de músicos como Yo-Yo Ma, Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov, Nicole Henriot-Schweitzer, John Lill, Franco Gulli, Gyorgy Sebok, entre outros.

Bárbara Dória foi Associate Instructor in Piano na Indiana University a convite desta instituição durante dois anos e professora-convidada da ESMAE de piano e música de câmara de 2001 a 2003.

Foi igualmente docente de Piano no Instituto Piaget de Mirandela e de Almada, no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Viana do Castelo.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook