Banda Plástica de Barcelos

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Banda Plástica de Barcelos

Banda

A Banda Plástica de Barcelos, parte integrante do Centro Cultural de Barcelos, é um agrupamento musical, artístico e recreativo, que tem como finalidade a divulgação da música de cariz mais popular e tradicional, de Portugal e do Mundo.

Nasceu em 1976, com o intuito de participar nos saraus artísticos promovidos pelo Centro Cultural de Barcelos e para complementar o Coral de Barcelos.

Inicialmente foi pensada com o objetivo de animar a segunda parte dos espetáculos promovidos pelo Coral de Barcelos, ou naqueles em que este participava.

A sua primeira aparição pública, e de carácter oficial, teve lugar na freguesia de Orca, concelho do Fundão, nesse mesmo ano. Emancipada, trilhou o seu próprio caminho, mas jamais permitiu que se quebrasse a união umbilical com o Centro Cultural de Barcelos, do qual ainda hoje é parte integrante, e ao qual pertencem a maioria dos seus elementos.

A imagem plástica da Banda catapulta-nos para um ambiente de sonho e fantasia. As suas fardas multicolores, casaco azul com botões de fantasia, calças brancas com risca vermelha ou azul, boné de fantasia, laço, inspiradas no “Músico de Barro de Barcelos”, são uma consequência feliz da atenção do Homem para com o meio que o rodeia. É mais um dos fatores que liga o grupo às suas raízes culturais e lhe confere substância e autenticidade.

[ Dados fornecidos pela Câmara Municipal de Barcelos, publicados na Meloteca a 14 de agosto de 2020 ]

[ Músicos de Barcelos ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook