Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Banda Musical da Póvoa de Varzim

Banda Filarmónica

Foi em 12 de Junho de 1864 que, pela primeira vez, se apresentou na Póvoa de Varzim uma banda local que, segundo Viriato Barbosa, saiu bem cedo dos Paços do Concelho a caminho da Matriz, por entre a multidão delirante.

Em finais de 1924 a Banda sofreu uma cisão: dum lado a Sociedade Musical da Banda Povoense Concelhia conhecida como “Banda dos Passarinhos”; do outro, a Banda Musical a Poveira, vulgarmente designada “Banda dos Malhados”.

Em 10 de Abril de 1947 verificou-se a fusão constituindo-se a actual Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que por ocasião do seu 50° Aniversário foi agraciada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro, pelo trabalho desenvolvido e por ser um dos mais prestigiados embaixadores itinerante da Póvoa de Varzim, cuja cultura é divulgada por todo o país.

Actualmente conta com cerca de 60 executantes com uma média de idades a rondar os 22 anos, formados ou em formação na Escola de Música da Banda e na Escola de Música da Póvoa de Varzim, garantindo assim uma qualidade que lhe permite ombrear com as mais qualificadas Bandas do País.
Tendo já passado por alguns maestros desde o início da sua história, actualmente este papel é desempenhado por Paulo Veiga.

Uma das preocupações mais importantes desta Banda é ser constituída unicamente por músicos da terra, o que não anda muito longe da realidade. Assim sendo, uma das suas principais apostas é o incentivo dos mais novos para o ambiente sadio das bandas filarmónicas.

[ Historial publicado na Meloteca a 19 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook