AXES, de João Mortágua, no Convento de São Francisco, Coimbra

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

AXES

Jazz

AXES é o mais recente projeto do saxofonista e compositor João Mortágua, músico destacado como um dos valores seguros do jazz nacional.

Com este ensemble, formado em 2017, Mortágua explora as texturas do quarteto de saxofones aliadas às das baterias e percussões, sem recurso a qualquer instrumento harmónico, propondo um resultado contemporâneo, profundamente marcado pela procura de uma linguagem artística própria, com a qual tem vindo a pautar toda a sua exploração musical.

“Pirâmide quadrangular assente em ripas estridentes.
Fusão entre o erudito e o urbano.
Ode ao pássaro citadino e à geometria pagã”

Sobre o álbum de estreia, editado em 2017, disse a crítica que é “um disco excelente de ouvir, (…) com ideias musicais muito interessantes de seguir” (jazz.pt), “cada melodia abre um caminho amplo, derrubando tudo à sua frente” (Bird is the worm).

Foi eleito ‘álbum do ano’ pela Jazz Logical. Disse Ian Patterson, da All About Jazz, na cerimónia de encerramento da European Jazz Conference: “Esta é alguma da música mais vanguardista a ser feita na Europa neste momento; os AXES são um exemplo da música nova que os festivais deveriam estar a celebrar nos seus cartazes.”

Depois de atuarem em festivais como o Spring On! (Casa da Música), Festival Porta Jazz (Rivoli) ou o KM251 (Ponferrada), cidades como Viseu, Ponte de Lima ou Barcelos, e espaços como o Gnration (Braga), o Salão Brazil (Coimbra) ou os Jardins do Palácio de Cristal (Porto), em 2019 marcaram presença nos festivais internacionais de jazz de Muenster, Suedtirol e Belgrado, para além do Angra Jazz, nos Açores.

Ainda em 2021 ano voltam a estúdio com o intuito de gravar o seu segundo álbum, “Hexagon”, a editar em 2022.

  • João Mortágua, saxofones alto e soprano
  • José Soares, saxofone alto
  • Hugo Ciríaco, saxofone tenor
  • Rui Teixeira, saxofone barítono
  • Alex Lazaro, bateria e percussões
  • Pedro Vasconcelos, bateria e percussões

Dados facultados por João Mortágua, publicados na Meloteca a 03 de abril de 2021.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook