Áurea Guerner, harpista e pedagoga

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Áurea Guerner

Harpa

Áurea Guerner concluiu em 1985 o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto, na classe de Glória Moreira, com alta classificação. Enquanto aluna deste Conservatório, foi paralelamente discípula de Helena Sá e Costa. Obteve vários prémios, onde se destacam o primeiro prémio da Fundação Calouste Gulbenkian e um concerto como solista com a Orquestra Sinfónica do Porto.

Em 1987 concluiu com distinção o Curso de Harpa no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Fausto Dias. Abandonou a Faculdade de Engenharia Química da Universidade do Porto para se dedicar exclusivamente à Música.

Foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura para trabalhar em Madrid com Maria Rosa Calvo-Manzano. Aperfeiçoou-se em Paris com Marie Claire Jamet e com o grande mestre Nicanor Zabaleta, em Espanha.

Colaborou com a quase totalidade das orquestras portuguesas como primeira harpista. Foi solista com a Orquestra de Câmara Konsonantia sob a direção de Mário Rodrigues, com a Orquestra Sinfónica da RDP – Porto sob a direção do Maestro Costa Santos e com a Orquestra Nacional do Porto sob a direção do Maestro Omri Hadari. Colaborou como primeira harpista com a principal Orquestra do Porto (Orquestra Sinfónica da RDP – Orquestra Clássica do Porto – Orquestra Nacional do Porto) de 1982 a 1999.

Concluiu a “Cátedra de Harpa” no Real Conservatório Superior de Madrid, em 1999, com a máxima classificação, obtendo assim a licenciatura e o diploma de “Professora Superior de Harpa” neste prestigiado Conservatório.

Fez vários recitais de música de câmara salientando-se a participação nos concertos do RivoliSolistas do Porto em que tocou com Zofia Woycicka, Ryszard Woycicki, António Saiote, José Pereira de Sousa, entre outros. Participou nos Concertos da Primavera, no Paço dos Duques em Guimarães. Tocou no Festival do Palácio da Bolsa. Atuou em várias câmaras e museus do País, no RioHarpFestival (Rio de Janeiro), entre outras variadas apresentações.

Foi júri de vários concursos de Harpa como: VI Concurso Internacional de Arpa “Arpista Ludovico”; Concursos “Arpa Plus” e Prémio Jovens Músicos – nível médio em 2014 e nível superior em 2018.

Como professora formou diversos alunos no Curso de Harpa no Conservatório de Música do Porto, cuja classe iniciou em 1987. Os seus alunos têm obtido diversos prémios em concursos nacionais e internacionais e têm prosseguido os estudos nas melhores escolas da Europa com professores como Jana Bouskova, Irina Zingg, Florence Sitruk, Karen Vaughan ou Daphne Boden. Lecionam em várias escolas e têm colaborado com várias Orquestras do País.

Em 2015 foi Fundadora da Associação Portuguesa de Harpa e 1ª Presidente da Direção desta associação.

Em 2017 foi a principal responsável pela organização do I Concurso Internacional de Harpa que decorreu no Conservatório de Música do Porto integrado nas comemorações do Centenário da Instituição. Este concurso contou com a participação de 94 candidatos vindos desde Hong-Kong aos EUA.

É correspondente das notícias de Harpa em Portugal da World Harp Congress Review. Tem atualmente funções diretivas na World Harp Congress, Associação Mundial de Harpa.

É professora de Harpa do Quadro do Conservatório de Música do Porto, com funções de subdiretora de 2002 a 2005 e desde 2009.

Bio publicada na Meloteca a 19 de fevereiro de 2021, por via de Catarina Malcata Rebelo, que foi sua aluna.

[ Músicos do Porto ]

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Porto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook