Augusto Pacheco

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Augusto Pacheco

Guitarra clássica

Augusto Pacheco iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Após o Curso Complementar de Guitarra, ingressou na ESMAE, onde concluiu a Licenciatura na Classe de José Pina. Estudou em Paris, no Conservatório Nacional da Região d’Aubervilliers onde obteve o Premier Prix no Curso Superior de Guitarra na classe de Alberto Ponce. Com o mesmo professor estudou ainda na École Normale de Musique de Paris.

Trabalhou também Música de Câmara Antiga no Conservatório Municipal Claude Debussy com Ilton Wjunisky, participando na apresentação da ópera Dido e Eneias de H. Purcell. Frequentou cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores Robert Brightmore, Leo Brouwer, Abel Carlevaro, David Russel e Betho Davezac.

Realizou vários recitais a solo e em duo (com Flauta e Guitarra), em Portugal e em França. Apresentou-se no VII Festival Internacional de Guitarra de Aveiro e no Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura – onde participou na Ópera Infantil Brundibar de Hans Krasa. Tocou como solista convidado com a Orquestra da Madeira, com a Orquestra Nacional do Porto e com a Orquestra Russa “Silver Strings”, na cidade de S. Petersburgo.

Obteve o 2º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Tomar (1º prémio não atribuído) e o 3º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe. Tem vindo a desenvolver um trabalho a duo com a flautista Raquel Lima – “Duo Pourquoi Pas” – tendo participado no Concurso Internacional de Guitarra Mauro Giulliani em Bari – Itália, atingindo a semifinal.

Fundou e dirige a Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso, com a qual participou no Festival Europeu de Música para Jovens de Neerpelt, na Bélgica, obtendo o 1º Prémio Cum Laude. Realizou uma digressão na cidade de S. Petersburgo e algumas outras cidades vizinhas, onde concretizaram cinco concertos. A Orquestra gravou já dois CD’s, intitulados de “Cordas Soltas” e “Comntrastes”. Dirigiu no ano 2002/2003 a Orquestra de Plectro do Porto. É docente na Academia de Música de Vilar do Paraíso e no Instituto Piaget. Actualmente, frequenta o Mestrado em Música – Guitarra, na Universidade de Aveiro.

08 Julho 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook