Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Augusto Mesquita

Direção coral

Augusto Mesquita iniciou os estudos musicais em Braga, com o compositor Manuel Faria. Quando foi cursar a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra prosseguiu estudos também no Conservatório Regional, onde foi aluno de Mário de Sousa Santos e de Gilberta Paiva. É diplomado em Piano e Composição pelo Conservatório de Música de Lisboa.

Autor de peças para piano e de inúmeros arranjos de música coral e instrumental, tem-se apresentado também como pianista a solo e acompanhando outros artistas, com particular preferência pelo Canto, com já várias dezenas de concertos por todo o País.

Nos últimos anos, dedicou-se também à direcção e arranjos para orquestra, realizando concertos cujos programas concebe, envolvendo artistas convidados de renome. Dirigiu musicalmente a Gala do 5º Festival José Afonso, as três edições das “Noites de Conímbriga”, a Gala de Homenagem a António Portugal e Pinho Brojo em Montemor-oVelho, os Concertos de Aniversário do Coro dos Antigos Orfeonistas e do Clube de Empresários de Coimbra, a Gala “Amar Timor”, promovida pela AMI e o Concerto do “1º Dia Mundial da Voz”, entre muitos outros.

Foi Director Artístico e Maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra desde 1992 até 2003, que sob a sua direcção gravou um CD em 1994, um segundo, em 1995, com a Orquestra Filarmónica de Londres, e um terceiro, em 1998, sob o título “Alleluya”, do qual é também produtor e um “Ao Vivo no CCB”. Com este Coro, apresentou-se em Portugal e em mais de duas dezenas de países em cerca de cinco centenas de espectáculos. Dirigiu também o Coro da Administração Regional de Saúde, o Coro de Câmara de Coimbra e o Coro de Câmara do Conservatório de Música de Coimbra. Desde a sua fundação em finais de 2002 que é maestro do Coro “Advocal” constituído no seio do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados. Assumiu em Agosto de 2003 a Direcção Artística da Orquestra dos “Antigos Tunos da Universidade de Coimbra”, com quem gravou já um CD de Natal, envolvendo diversos convidados e Coros e cujas receitas reverteram para a AMI. Desde Setembro de 2004 que dirige os Corais do “Orfeão de Leiria”, preparando actualmente o Concerto no Festival de Música de Leiria e uma digressão europeia em Junho deste ano.

De 1994 a 1999, foi Presidente da Direcção do Conservatório de Música de Coimbra, onde actualmente é professor do Quadro de Nomeação Definitiva e assegura a direcção da Orquestra Clássica. Com esta orquestra promove reportórios anuais, tendo realizado diversos concertos no País e estando envolvido em intercâmbios com Poitiers e Santago de Compostela. É Director Artístico do “Festival Internacional de Música de Coimbra” a partir da edição de 2005. Pelo seu trabalho musical, em 10 de Junho de 1997 foi agraciado por S. Ex.cia o Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

14 Março 2005