Augusto Machado

Augusto Machado

Composição

Augusto de Oliveira Machado (Lisboa, 27 de Dezembro de 1845 – Lisboa, 26 de Março de 1924) foi um compositor português.

Os seus estudos musicais iniciais decorreram em Lisboa com Joaquim Casimiro, Emílio Daddi e João Guilherme Daddi. Seguiu mais tarde para uma primeira temporada em Paris em que estudou com Lavignac e Dannhauser mais tarde.

Na segunda passagem pela capital francesa Augusto Machado conheceu Camille Saint-Saëns e Jules Massenet, que influenciaram o seu trabalho, designadamente na ópera Lauriane que estreou em 1883 no Grand Théâtre de Marseille registando-se ainda apresentações em Lisboa, no Teatro de São Carlos e no Teatro Lírico do Rio de Janeiro.

Augusto Machado pertenceu ao círculo de Batalha Reis e Eça de Queiroz, acreditando-se que tenha servido de modelo a uma personagem no livro Os Maias, a do músico Vitorino Cruges.

Foi Director do Teatro Nacional de São Carlos, e desenvolveu intensa actividade ligada ao ensino, como professor de canto na Escola de Música do Conservatório Nacional.

Parte do espólio musical de Augusto Machado foi oferecido, em Julho de 2009, à Biblioteca Nacional de Portugal onde pode ser consultado.

Foi editado pela AvA Musical Editions.

[ Músicos naturais de Lisboa ]