Augusto Frade

Padre

O P.e Manuel Augusto da Silva Frade nasceu em Calvão, Vagos, a 28 Agosto de 1934 e faleceu no Instituto de Oncologia de Coimbra, em 2017. Foi padre, pedagogo e regente de coros. Fundou e dirigiu a Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra (1991), tendo organizado iniciativas de valor pedagógico relevante no quadro da Diocese.

Ainda criança, aprendeu a tocar bombardino, prosseguindo os estudos musicais no Seminário e, entre 1983-1987, no Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, onde fez o mestrado em canto gregoriano.

Compôs alguns cânticos para a missa e a Liturgia das Horas. Desde a ordenação sacerdotal, em 1959, leccionou teoria musical e piano nos seminários Menor e Maior da Diocese, na Figueira da Foz e Coimbra, respectivamente, e no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Foi regente do Coro da Catedral.

Como vogal do Serviço Nacional de Música Sacra, colaborou na selecção e organização de livros de canto editados pelo Secretariado Nacional de Liturgia. Integrou equipas de estudo sobre A formação musical nos Seminários e Institutos Religiosos e Integração das Bandas na liturgia do Vaticano II, e a Comissão organizadora do Jubileu Nacional dos Músicos, em Fátima (2000).

António José Ferreira

Partilhe
Share on Facebook
Facebook