Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Artur Caldeira

Guitarra clássica

Artur Caldeira diplomou-se em Guitarra no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob a orientação de José Pina. Ingressou mais tarde na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Guitarra na classe do mesmo Professor.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e interpretação com Alberto Ponce, David Roussel, Leo Brouwer, Bheto Davezac, Jorge Oraison, Celso Machado, Ricardo Moyano e Dusan Bogdanovic. Obteve o 1º prémio do Concurso Nacional “Parnaso 93” e o 1º lugar ex-aequo do “Prémio Helena Sá e Costa 1995”. Tocou com a Orquestra Clássica sob a direcção dos Maestros Meir Minsky e João Paulo Santos, com a Orquestra do Norte sob a direcção do Maestro Ferreira Lobo e gravou para a RDP.

Foi o primeiro monitor de Cavaquinho e Viola Braguesa dos cursos de instrumentos populares organizados pela Casa Municipal da Cultura da Câmara Municipal de Braga na década de oitenta. Em 1998, foi-lhe atribuído o galardão “A Nossa Terra” destinado a bracarenses de reconhecido mérito na sua actividade.

A sua versatilidade permitiu-lhe já apresentar-se em público e com regularidade em Portugal Continental, Madeira e Açores, e ainda em países como Espanha, França, Itália, Moçambique e África do Sul, com um repertório que abrange diversos idiomas musicais, incluindo o Jazz.

É professor do Quadro de Nomeação Definitiva do Conservatório de Música do Porto, onde exerceu funções directivas.

13 Setembro 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook