maestro Arnaldo Costa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Arnaldo Costa

Direção . Fagote

Arnaldo António Moreira da Costa nasceu a 29 de Julho de 1967, em Nogueira da Maia.

Tem Mestrado em Direção de Orquestras de Sopro e em Ensino de Música, pelo Instituto Piaget/Viseu e licenciatura em Música, variante Fagote, pela Escola Superior de Música do Porto (ESMAE).

Fez carreira como Músico Militar no Exército Português até ao posto de Sargento-Chefe, tendo ocupado os cargos de Fagote/solista na Banda Militar do Porto e na Banda Sinfónica do Exército em Lisboa.

Iniciou os estudos musicais com 9 anos, com o seu avô António Costa (“Mestre Costa”) e entrou como aprendiz de Saxofone Soprano na Banda de Música de Nogueira da Maia, fundada pelo seu avô, mais tarde foi músico na Banda de Música de Famalicão e na Banda Marcial de Gueifães, tendo colaborado igualmente com várias bandas filarmónicas.

Como fagotista teve os professores Ilídio Costa (seu tio), Arlindo Santos no Conservatório Nacional de Lisboa, Robert Glassburner no Conservatório de Música do Porto e Hugues Kesteman na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Participou em várias classes de aperfeiçoamento para Fagote ministradas pelos professores Michael Diker, Sergi Azolini, Pierre Olivier e Luís Correia.

Foi elemento da Orquestra Sinfónica Juvenil (RDP-Lisboa) onde participou em estágios para jovens instrumentistas na Grécia (Hortos) e nos Açores (S. Miguel).

Pertenceu ao primeiro quadro de músicos da Orquestra Norte Cultural, colaborou com as Orquestras, Clássica do Porto e Fundação Calouste Gulbenkian (Braga).

Trabalhou sob a direção de vários Maestros como Silva Pereira, Manuel Ivo Cruz, Christopher Bochmann, Omri Adari, Fernando Eldoro, Mário Mateus, José Ferreira Lobo, entre outros.

Colaborou ainda com várias formações de música contemporânea, clássica e de música antiga.

Fez parte do elenco musical da Revista “Passa Por Mim no Rossio”, de Filipe La Féria, durante a temporada no Teatro Nacional de S. João, Porto.

Foi docente/fundador da Classe de Fagote da Academia de Música de Paços Brandão.

Atualmente é 1º Fagote na Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia e docente da classe de Fagote no Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia e no Conservatório de Música da Maia.

Como Maestro, Arnaldo Costa iniciou os estudos com o seu pai Fernando Costa e o seu tio Ilídio Costa.

Trabalhou aspetos ligados à Direção de Orquestra e Coral, com o Maestro Christopher Bochmann, participou em vários seminários de Direção Coral na ESMAE e de Direção de Banda, com os Maestros António Saiote e Paulo Martins.

Concluiu o seu Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros, no Instituto Piaget/Viseu, com distinção na sua Tese “Um Estudo Comparativo entre a Marcha Portuguesa e o Dobrado Brasileiro”.

Participou e assistiu a classes de aperfeiçoamento de Direção com os maestros Jan Cober, Jan Van der Roost e Mitchell Fennell.

Apresentou-se em países como, Alemanha, Brasil, Espanha e França.

Foi maestro convidado no 1º Intercâmbio de Maestros da
Harmonie Municipal de Erstein (França), em Junho de
2007, onde se apresentou igualmente como solista em Fagote, concerto gravado pela RTVStrasburg 2.

Foi maestro da Banda de Música de Amares entre 1995 e 1998, maestro e diretor artístico da Banda Velha União Sanjoanense (Albergaria-a-Velha, Aveiro) de 1998 a 2018. Foi maestro-professor na Orquestra de Sopros da Academia de Música de Paços Brandão, maestro e diretor artístico no Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas (Aveiro) e elemento fixo no painel de Comentadores do Festival “Filarmonia ao Mais Alto Nível”.

Atualmente é Maestro-Professor na Orquestra de Sopros do Conservatório de Música da Maia.

É regularmente convidado como maestro docente da disciplina de Regência para Músicos de Banda, nas Jornadas Pedagógicas para Músicos de Banda organizadas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil, tendo participado desde 2015 nas VI, VII (2016) e IX (2018) Jornadas Pedagógicas. É Diretor/fundador da NCM-New Concept Music – ClassBand, Escola de Música.

Ultimamente tem exercido uma forte atividade no âmbito da Filarmonia, dando palestras e orientando formações em várias Bandas no Continente e Ilhas.

[ Bio facultada por Arnaldo Costa e publicada na Meloteca a 30 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook