Armando Calado, cantor, natural de Muge

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Armando Calado

Canto . Produção

Armando Calado começou a cantar no coro da igreja matriz de Muge e ainda pensou ser padre.

Bastou um telefonema para a Royal Academy of Music, em Londres, se convencer do potencial da voz do ribatejano apaixonado pelos cânticos religiosos.

Foi por telefone que o tenor Armando Calado fez uma audição directamente para a Royal Academy of Music, em Londres. A cantora lírica Ana Ester Neves fez o primeiro contacto e a professora da escola de música ouviu-o e disse-lhe que o queria como aluno.

Em Setembro de 1996 fez as malas e foi para Londres onde viveu onze anos. Para entrar no Conservatório de Música de Lisboa, anos antes, nem precisou de qualquer audição como é habitual. Depois de o ouvirem os próprios professores de canto propuseram o seu nome para ser aluno e foi admitido. Algo que só acontece a quem tem muita qualidade.

Armando Calado nasceu em Muge, concelho de Salvaterra de Magos. Canta desde menino e aos nove anos já integrava o coro amador da igreja local. A sua grande paixão sempre foi a música sacra. Em criança gravava cassetes de cânticos religiosos que passavam na rádio antes da transmissão em directo da missa na Sé de Lisboa.

“Estava sempre à espera para gravar as músicas. Depois, à noite, antes de adormecer punha as cassetes a tocar e cantava. Sabia as músicas todas de cor”, recorda.

Religioso convicto entrou no seminário com 16 anos. Esteve dois anos no pré seminário em Santarém e o mesmo período no seminário em Almada.

[ Músicos do concelho de Salvaterra de Magos

Partilhe
Share on Facebook
Facebook