Bio+
António Vidal
Oboé
Natural de Branca, Aveiro, António Vidal desde tenra idade revela imenso gosto pela música.
Em 2015 ingressou na ESMAE no Curso de Música Antiga (Oboé) na Classe de Pedro Castro.
Durante a Licenciatura, em 2017 no âmbito do projeto ERASMUS+, frequentou o Koniklijk Conservatorium, Haia, nas classes dos professores Frank de Bruine e Wouter Verschuren, este último com especial foco em instrumentos renascentistas de palheta dupla: Charamela e Baixão.
Concluiu o recital final de licenciatura, interpretando obras de Couperin, Krommer e Zelenka, obtendo a classificação de 18 valores.
De seguida frequentou o Mestrado em Ensino de Música – Ramo Instrumento na ESMAE. No recital foram interpretadas obras de Bach, Händel, Telemann e Vivaldi, com a classificação de 19 valores; o Relatório de Estágio intitulado de “O ensino da manufatura de palhetas no Oboé: uma abordagem curricular” foi avaliado em 18 valores.
Em contexto profissional já teve a oportunidade de trabalhar em contexto de música de câmara e de orquestra com os seguintes grupos/formações/orquestras: Bach Madrid Project, Concerto Ibérico, Divino Sospiro, Iberian Ensemble, La Capilla Real de Madrid, Músicos do Tejo, Mvsica Antiqva Porto, Orquestra Barroca D’Aquém Mar, Orquestra Barroca da Casa da Música, Ritornello, entre outros. Destaca-se a sua participação na série Madre Paula e vários recitais para Oboé Barroco e Cravo ou Órgão.
Na componente letiva realiza ações de divulgação do Oboé Barroco pelos conservatórios nacionais.
Bio facultada por António Vidal, publicada a 04 de setembro de 2023
Músicos de Aveiro
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.