Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Vassalo Lourenço

Direção de orquestra

Director Artístico do “Coro Regina Coeli” desde 1983 e da Orquestra Filarmonia das Beiras desde 1999, António Vassalo Lourenço é ainda responsável pelas classes de Coro e Direcção da Universidade de Aveiro desde 1997 e Maestro Adjunto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa desde 1995.

Em 1996 concluiu o mestrado em Direcção de Coro e Orquestra pela Universidade de Cincinnati (EUA), onde também foi Assistente, estando actualmente em fase de conclusão do Doutoramento em Direcção de Orquestra. Nesta universidade estudou orquestração com Samuel Adler, Direcção de Coro com Elmar Thomas, Earl Rivers e John Leman e Direcção de Orquestra com o Maestro e Compositor Gerhard Samuel e ainda com Christopher Zimmerman, de quem foi Assistente de Direcção.

A sua formação e actividade musicais iniciaram-se aos 8 anos na Fundação Calouste Gulbenkian onde estudou violino e fez parte do Coro Infantil, tendo em 1990 concluído o Curso Superior de Canto no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Filomena Amaro.

Cantou em diversos grupos profissionais entre os quais o Coro Gulbenkian, de 1982 a 1993 e dirigiu diversos coros em Portugal. A sua carreira como Maestro iniciou-se no Coro Regina Coeli tendo com este grupo obtido prémios em concursos internacionais. Frequentou cursos de Direcção Coral em Portugal, Espanha, França e Bélgica, onde trabalhou com Fernando Eldoro (Lisboa), Manuel Cabero, Edgar Saramago e Josep Prats (Barcelona), Erwin List (Strasbourg), Hélène Guy (Lyon), Paul Brandevick (Boston), Johan Duijck (Gent) e Laszlo Héltay (Londres).

Realizou estudos de Direcção de Orquestra, desde 1990, em Portugal, Espanha e França com Octave Calleya (Roménia), Jeno Rehah (Hungria), Ernst Schelle (Alemanha) e Jean-Sébastien Béreau (Paris). Foi aluno da classe de Direcção da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a orientação de Jean-Marc Buffin.

Foi Maestro Adjunto da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa e Assistente de Direcção da Concert Orchestra de Cincinnati, tendo já dirigido, como Maestro convidado, diversas orquestras e coros de Portugal e dos Estados Unidos da América.

Desde 1987 tem participado, como monitor, em diversos Cursos de Direcção Coral, tem sido Director Musical de peças teatrais e é actualmente Director Artístico do Festival Internacional de Música de Aveiro.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook